Crítica: Além da Vida (Hereafter)

5 de março de 2011 0 Comente Aqui!


Só mesmo o grande Clint Eastwood ( Cartas de Iwo Jima, A Conquista da Honra, Gran Torino) foi capaz de me fazer lutar contra meus medos e me estimulou a assistir um filme que aborda o tema da vida após a morte. Saber que o roteiro é de Peter Morgan, que o papel principal foi entregue ao ótimo Matt Damon (Bravura Indômita, Zona Verde, Invictus) e que Steven Spielberg é um dos produtores do longa, também me motivou bastante a viajar neste mundo pelo qual não estou acostumado . Clint é um gênio, não costuma errar em suas produções e desta vez não me decepcionou. Além da Vida é um filme sensível, visualmente lindo e muito digno. Tanta beleza foi coroada com uma indicação ao Oscar de Melhores Efeitos visuais, mas esta categoria já estava mais do que garantida ao maravilhoso A Origem, do injustiçado Christopher Nolan.

O filme nos apresenta e nos envolve com a história de três personagens, que após vivenciar de  perto uma experiência com a morte, tentam entender ou descobrir o que acontece com quem se vai. Um deles é uma apresentadora de televisão, que após ter sido declarada morta, "voltou" e foi uma das poucas sobreviventes de um Tsunami.O outro é uma criança que não consegue aceitar a morte de seu irmão gêmeo e está disposto a fazer qualquer coisa para trazê-lo de volta. E por fim um médium, que já foi muito famoso e rico em sua profissão, mas que considera que seu dom seja uma espécie de maldição e faz de tudo para mudar de vida.

Sabemos do clichê que envolve filmes que abordam histórias paralelas, mas isso pouco importa e a produção é capaz de fazer o espectador parar e refletir sobre religião, ceticismo e até mesmo se perguntar sobre esse " outro mundo" que um dia todos irão conhecer.O tema abordado é apresentado de forma muito tranqüila de ser assistida e não causará medo ou estranheza a ninguém. Posso até vir a dizer que apesar de se tratar de um drama, as cenas conseguem muitas vezes transmitir uma sensação de paz. Muito da qualidade desta película é devido as boas interpretações que estão bem alinhadas com o sentido empregado na produção. Matt Damon consegue mostrar aqui como seria a cabeça de uma pessoa fardada a viver rodeado de morte e nos apresenta um médium calmo, conciso e ao mesmo tempo atormentado por sua maldição. Cecile de France e Frankie McLarem são ótimos e fazem bons trabalhos no papel de apresentadora em auto descoberta e de gêmeo que não aceita a morte de seu querido irmão.

A trilha sonora está muito bem trabalhada e as vezes é até deixada de lado para enriquecer uma cena que merece ser focada no silêncio. Uma ótima sensibilidade deste diretor, que pela primeira vez se envolve com efeitos especiais grandiosos e que nos apresenta logo na seqüência inicial um alucinante e tenebroso Tsunami. Seu grande erro fica pela forma piegas que decidiu demonstrar a " conexão" do médium com os mortos, efeitos que poderiam ser mais bem trabalhados.

Além da Vida é mais um belo filme e merece muito ser visto. Sensível e encantador, ele deve agradar a grande maioria de seu público.

Nota: 8,5


Trailer do Filme:

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...