A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers)

7 de abril de 2010 2 Comente Aqui!



Um filme dirigido por Clint Eastwood já é um grande diferencial para me fazer ir ao cinema. Um filme de Clint com produção de Spilberg é um diferencial maior ainda para me fazer ir ao cinema.

Quando soube que seria lançado A Conquista da Honra com essa dupla por trás, comprei meu ingresso e fui conferir uma sessão. Que decepção..Não gostei muito da versão americana da história.

A conquista da Honra aborda sobre a batalha em Iwo Jima em si e sobre a repercussão daquela famosa foto tirada durante a guerra. A idéia da obra era mostrar a criação de falsos heróis para que as pessoas investissem mais e acreditassem mais no potencial americano. O problema é que o filme faz isso de uma forma muito amena e favorável a aqueles que deveriam ser criticados, o patriotismo americano toma conta da tela e chega, certos momentos, a dar raiva.

Outro pecado evidenciado é a parte de ação se revelando muito fraca e apenas voltada para mostrar miolos explodindo..não vi muita emoção, nem novidades. O filme na verdade pode não ter me agradado pelo fato de que filmes de Guerra mantém uma mesma lógica, onde o combatente vai sofrendo, morrendo...até criar uma estratégia e vencer...isso já enjoou muita gente e é por isso que sou mais fã da versão que narra a história japonesa desta guerra. Pelo menos é uma parte mais inovadora. Outra coisa é que a parte que mais me impressionou foi o envolvimento político e suas articulações tendenciosas em períodos turbulentos e parte Anti-guerra não passou de uma decepção.

Escrever sobre este filme hoje, foi apenas deixar uma porta aberta para o comentário de Silvano sobre Cartas de Iwo Jima para amanha...A versão japonesa é SENSACIONAL.

Nota: 5,0

Trailer do Filme:

2 Comente Aqui! :

  • thicarvalho disse...

    Concordo em grande parte com seu texto Tiago. Só achei 5 mto pouco... Realmente Cartas de Iwo Jima é um filme mto melhor em todos os sentidos. A cvonquista da honra, como vc bem disse, vale mais por mostrar os bastidores da foto fake, que mobilizou o povo dos EUA para apoiar a guerra. A temática em si é boa, o filme tb, mas para Eastwood e Spielberg, o resultado fica abaixo das expectativas. Grande abraço.

    Visitem: www.cinemaniac2008.blogspot.com

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...