Crítica: A Origem (Inception)

7 de agosto de 2010 1 Comente Aqui!

Não era eu a pessoa programa para fazer post, mas Silvano amanhã vai estar viajando e até então não encontrei nenhuma programação de postagem realizada por ele.

Estou extasiado e saí da sessão completamente abobado. Se eu já era fã do Christopher Nolan pelo seu trabalho como diretor de Batman o Cavaleiro das trevas, agora eu sou seu fã de carteirinha e não perco a estréia de mais nenhum filme seu. Este era um trabalho que ele tinha realizado, mas que manteve engavetado por praticamente 10 anos!!!

Vou começar a tentar explicar o roteiro, mas antes quero novamente criticar os caras que botam os nomes nos filme. A Origem é uma tradução péssima, não condiz com o roteiro e as vezes que foi utilizado em falas ficou fora de contexto. Meu deus! Alguém mais esperto poderia fazer esse favor? Isso me revolta.

Voltando ao roteiro, o filme conta a história de um extrator de segredos por meios dos sonhos. Dom Cobb é um ladrão de segredos que estão escondidos no inconsciente da pessoa e que fica mais vulnerável durante os sonhos. Com este "poder" Cobb se torna uma arma utilizada pelas empresas para descobrirem os segredos de suas concorrentes. Em meio a mais uma dessas missões, ele ganha a chance de recomeçar e pode finalmente reencontrar seus filhos. A questão é que essa missão dele é o oposto de tudo que ele fazia...desta vez ao invés de retirar uma informação, ele deverá implantar uma idéia na mente de uma pessoa. Neste mundo de sonhos Cobb se depara com uma espécie de fantasma de sua falecida esposa e junto com um grupo de ajudantes ele irá em busca desta liberdade. Roubo perfeito? Que nada...é apenas mandar um recado.

Não foi fácil encontrar estas palavras para explicar o enredo deste filme. Não estamos diante de um filme que você pode piscar os olhos ou desviar a atenção. Digo que este é o tipo de filme que para você filtrar todos os detalhes é preciso assisti-lo mais de uma vez. Acham isso cansativo? Que nada...o filme é tão bom que merece até pagar o ingresso mais caro para ser assistido de novo. Eu mesmo estarei novamente em uma sala de cinema em breve para isso. Nunca tinha visto uma criatividade como essa e um encaixe tão bom de ação, com desespero, com emoção, com torcida e com tudo isso que um filme do gênero precisa ter. Digo com todas as letras que é impossível! IMPOSSÍVEL! não ficar tenso, ansioso, receoso e apreensivo.

Ouvi algumas pessoas na sala dizer: Este é o melhor filme que eu já vi. Não iria assim tão longe, mas coloco ele entre os melhores facilmente. Comentei que achei algumas coisas semelhantes a Matrix e ouvi alguns amigos dizendo que para escrever algo deste tipo seria precisa "estar em outra órbita"

As atuações estão muito boas e intensas. Leonardo di Caprio já se tornou um dos meus atores favoritos. Os Infiltrados, Diamante de Sangue, O Aviador, Prenda-me Se For Capaz, A Ilha do medo. São todos filmes maravilhosos e que sempre que posso assisto. A única tristeza fica pela pífia participação de Michael Cane (Alfie do Batman). Como não explorar um ator com tal magnitude? Ele foi deixado de escanteio. Ellen Page está maravilhosa e como papel de arquiteta realiza uma ótima interpretação.

Sem condições de me estender, só posso dizer para vocês correrem para o cinema e assistirem. Uma dica....no final....no final não...há um mistério no filme que "pode"...estou dizendo "pode", pois só me liguei nisso depois de ler uns comentários....Esse mistério pode ser solucionado se você sempre que puder reparar na aliança no dedo de Cobb.

Nota: 10,0

Trailer do Filme:

1 Comente Aqui! :

  • Cristiano Contreiras disse...

    Ainda estou num misto de êxtase e incredulidade…realmente, é do tipo de filme que tem toda uma subjetividade e simbolismo que se tornam mais impressionantes que as próprias cenas de efeitos visuais ou de ação.

    Confesso que tive que pensar muito em diversas cenas – ainda mais no segundo ato do filme, quando um sonho se submete ao outro(os estágios das camadas do subconsciente)…

    por isso, me perdia constantemente…deixei passar certos diálogos e contextos…é, as primeiras impressões não bastam e preciso rever o filme, creio que vá ainda hoje…ontem a sala lotou…

    Achei DiCaprio merecedor de uma certa estatueta dourada, mas acho difícil…mais fácil Marion Cotillard ter indicação. Page, além de graciosa, teve momentos de pura inspiração na atuação. O elenco funcionou muito bem, de fato…e concordo que há cenas que são impactantes, mas pra mim o psicológico falou mais alto e o simbolismo, enfim.

    Bem, o filme mexeu comigo e muito…sem palavras!

    Abraço!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...