Crítica: Bravura Indômita (True Grit)

16 de janeiro de 2011 1 Comente Aqui!

Este é o novo filme dos aclamados irmãos Joel e Ethan Coen (Um Homem Sério) e deve apontar em algumas indicações para o prêmio do Oscar deste Ano. O novo projeto desta dupla é uma refilmagem de um clássico Western de 1969, que rendeu ao querido Jhon Wayne o prêmio de melhor ator pela sua interpretação do personagem Rooster Cogburn, agora apresentado por Jeff Bridges. Confesso que não assisti o original dos anos sessenta, mas antes de escrever esta crítica, fiz uma breve pesquisa e já posso dizer que neste novo trabalho, os irmãos estão apresentando uma adaptação mais fiel do livro de Charles Portis.

A trama da história é bem simples e apresenta a jornada de uma jovem garota de 14 anos, que fugindo das expectativas, decide partir em busca do assassino de seu pai. Para conseguir prender Tom Chaney, ela decide contratar o velho xerife da cidade e ainda obtém a ajuda de um Ranger do Texas. Este trio parte em uma aventura, se coloca em diversos desafios e desfruta momentos de auto descobrimento.

Os Coen voltam este ano em uma produção com elenco de peso. Jeff Bridges ( Os Homens que Encaram Cabras, Coração Louco, Tron: Uma Odisséia Eletrônica, Tron: O Legado) interpreta o papel do xerife Cogburn. Matt Damon (Zona Verde, Invictus) faz o papel do Ranger LaBoeuf e Josh Brolin ( Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme, Jonah Hex) interpreta Tom Chaney, o assassino procurado em questão. O primeiro deste trio não consegue chegar perto de uma atuação que renderá um novo Oscar, e nem fora indicado ao Globo de Ouro, mas consegue mostrar seu valor. Matt Damon é o melhor e consegue convencer muito bem em seu papel. Josh Brolin aparece tão pouco no filme que criticar sua atuação é um pouco mais difícil do que vocês podem imaginar. Apesar de tantos nomes famosos, considero que a melhor interpretação do filme é da jovem Hailee Stenfield. Essa garota está sendo muito elogiada e me arrisco a dizer que será um destaque do cinema dentro de alguns anos.

Estamos falando de um filme de gênero que está mais do que desgastado, mas que a cada semana que passa aumenta consideravelmente em bilheteria, o que demonstra a força dos Coen. Ver filmes desta dupla de americanos é realmente uma incógnita e para mim é um questão de amar ou odiar. Um Homem Sério e Matadores de Velhinhas são exemplos de filmes que não gostei, mas Queime Depois de Ler, Onde os Fracos Não Tem Vez e Bravura Indômita foram filmes realmente interessantes e agradáveis.

Nota: 8,0


Trailer do Filme:

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...