Crítica: TRANSFORMERS: O LADO OCULTO DA LUA (Transformers: Dark of the Moon)

2 de julho de 2011 2 Comente Aqui!


Ontem eu fui conferir no cinema um dos blockbusters mais aguardados do ano, Transformers 3 ou Transformers: O Lado Oculto da Lua. Sobe a mesma direção de Michael Bay e contando ainda com Shia LaBeouf (Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme) como protagonista ao lado dos robôs mais impressionantes já vistos no cinema. A grande novidade desta vez além do uso dos mais novos efeitos visuais imagináveis é a utilização da tecnologia 3D (convertido).

Minhas expectativas quanto ao filme não eram de roteiros coerentes e concisos e muito menos esperar alguma atuação digna de nota, não da para querer tudo isso junto com um filme que gasta tanto em efeitos visuais e cenas de ação nunca antes vistas. O trailer em 3D nos cinemas foi bastante chamativo e confesso que esperava mais da qualidade do mesmo no filme, não que o 3D neste filme seja ruim, mas o trailer prometia mais. Acho que nesse sentido a escolha pela conversão do filme em vez da filmagem com câmeras em 3D atrapalhou o produto final, nada que vá fazer o espectador sair insatisfeito, mas eu particularmente esperava o melhor uso de 3D depois de Avatar, posto que ainda dou para o longa Como Treinar o Seu Dragão.

Nesse novo filme, os Autobots, liderados por Optimus Prime, estão de volta em ação, em uma luta contra os terríveis Decepticons, que estão determinados a vingar a sua derrota em "Transformers: A Vingança dos Derrotados". Neste novo filme, descobre-se um mistério por trás da corrida espacial entre EUA e URSS. Parece que os Transformers tiveram um papel importantíssimo e se envolveram no desespero tecnológico dos seres humanos para ajudá-los nesta conquista. E este é um dos segredos mais perigosos da Terra. Uma vez mais o humano Sam Witwicky (Shia Lebouf) tem de vir em auxílio de seus amigo robô.

Uma das perdas mais sentidas do 2° filme para esse foi a ausência da lindíssima Megan Fox que foi substituída pela modelo inglesa Rosie Huntington-Whiteley. Vocês podem até achar a Megan uma atriz fraca mas sinceramente ela estava bem mais a vontade dentro da franquia do que a inglesinha que só fica fazendo bico durante o filme, mas apenas os lábios carnudos dela não foram o suficiente para dar vida a sua personagem. Mas em contra partida temos alguns atores interessantes como Ken Jeong (Se Beber Não Case, Se Beber Não Case II), John Malkovich (Red - Aposentados e Perigosos) e Frances McDormand (Fargo, Quase Famosos) , ainda que seus personagens tenham pouco tempo de tela.

Assim como é comum nas produções de Bay e nos filmes de ação de um modo geral os esfeitos visuais são fantásticos, não foi poupado nem um centavo para dar forma aos robôs gigantes. O uso de recursos como o slow motion e o bullet time faz com as transformações e cenas de combate sejam de cair o queixo, realmente muito impressionantes. Mesmo com um roteiro confuso e com mais reviravoltas do que as novelas da Globo o filme entretém, mas é apenas isso.

Quem esperar algo além de comer pípoca e ficar impressionado com a qualidade visual do que se vê na tela vai se decepcionar bastante. Em tempos de X-Men First Class, Homem de Ferro e Batman: O Cavaleiro das Trevas o diretor Bay optou pelo óbvio e prático, explosões, correria e efeitos. Se para alguns isso vai ser o suficiente, para outros como eu fica a sensação que a jornada dos robôs gigantes de Cybertron na Terra poderia ter sido melhor.

Nota: 7,8


Trailer:

2 Comente Aqui! :

  • Anônimo disse...

    Eu acho a megan fox péssima atriz,também não gosto do diretor,acho que ele acha que todo espectador é burro,eu pelo menos não gosto de transformers é um filme burro só com ação(adoro filme de ação mais esse apela muito),Prefiro homem de ferro(apesar de não ser muito fã), X-Men primeira classe e batman o cavaleiros das trevas(o meu preferido na verdade)

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...