Crítica: Quase Famosos (Almost Famous)

24 de agosto de 2010 4 Comente Aqui!

Em 1973, William Miller (Patrick Fugit) é um garoto de 15 anos, aspirante a jornalista de rock. A sua mãe, Elaine (Frances McDormand), quer que ele se torne um advogado. Evitado por seus colegas, ele escreve para jornais underground em San Diego, compartilhando o amor pela música e pelo rock por causa de álbuns deixados por sua irmã Anita (Zooey Deschanel) como um presente para ela  quando ela sai de casa. Algum tempo depois  ele é convidado para ser repórter da consagrada revista Rolling Stone.

Ao longo de sua jornada o consagrado escritor Lester Bangs (Philip Seymour Hoffman) tenta ensinar ao jovem William como conviver neste meio perigoso, cheio de fama, garotas e astros do rock. Seu conselho é: "...nunca fique amigo dos músicos de rock. Seja sincero e impiedoso". Mas, isso é uma meta bastante difícil para o inocente William, pois o que ele mais deseja é fazer parte deste contexto.

Quem o ajuda a integrar-se neste universo é a atraente Penny Lane ( Kate Hudson indicada ao Oscar de Atriz Coadjuvante e vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz pelo mesmo filme), líder de um grupo de fãs. Ela e William criam um grande vínculo, transformando-se em amigos e confidentes. Os dois vivem momentos perturbadores quando ingressam numa turnê pelos Estados Unidos ao lado da banda em ascensão Stillwater. De fãs, tornam-se quase família do grupo que, em crescente sucesso, não consegue lidar com as dificuldades do estrelado.

Quase Famosos faz um retrato claro e íntimo das pessoas que fazem e admiram a música. É uma história que trata da relação ídolo x fãs com bastante maturidade, discutindo a importância mútua dos dois lados no alcance do sucesso. Aborda os bastidores, as festas regadas a muita bebida e drogas que são o pano de fundo dos conflitos destes jovens apaixonados pelo rock. De David Bowie a Led Zeppelin, o universo musical dos anos 70 é revelado com carinho e olhar apaixonado de um jovem observador que, acima de tudo, é um ardoroso fã. O filme ainda é recheado de boas músicas, compondo uma das melhores trilhas que já ouvi.

Nota: 9,7


Trailer:

4 Comente Aqui! :

  • Mateus Souza disse...

    Adoro esse filme, um dos meus preferidos. Ontem, por sinal, passou na TNT, logo após outro bom filme: Alta Fidelidade.

    Quase Famosos talvez seja o melhor filme de Cameron Crowe. O legal é que o tal jovem observador é o próprio Crowe, que trabalhou durante alguns anos para a Rolling Stones. Só não gosto de Kate Hudson. Consegue tornar sua personagem mais irritante do que já é.

    Abraço!

  • Hugo disse...

    Um dos melhores filmes já feitos sobre o mundo do rock, utilizando todos os maneirismos e problemas que um banda de rock enfrenta ao fazer sucesso.

    Vale tb pela belíssima Kate Hudson.

    Abraço

  • Duda Duarte disse...

    Adoro esse filme!!! É realmente um dos melhores sobre o mundo do rock e a trilha sonora é muito bacana! Concordo c @Silvano Vianna q Kate está bem nesse filme.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...