Crítica: Avatar ( Avatar)

2 de março de 2010 9 Comente Aqui!

Este é o segundo filme da série Semana da Estatueta:

Avatar é o trabalho mais recente do diretor James Camerom e é um filme revolucionário no mercado de cinema. A primeira comprovação de que este seria um filme que quebraria as barreiras da direção é que a história foi escrita muitos anos atrás e foi preciso esperar a tecnologia chegar a um ponto avançado para que a se iniciassem as filmagens. Esta obra também bateu o recorde do custo, sendo este de 300milhões de dólares. As atuações no filme estão muito boas e este é mais um ponto positivo do longa. Assistir ao filme em 3D é ter um experiencia única na vida.

A história se passa quando a sobrevivência no planeta terra, narrada em 2154, está atrelada a uma pedra rara denominada de Unobtainium, que só pode ser encontrada no planeta de Pandora. Sabendo desta necessidade uma empresa quer se aproveitar e parte para Pandora nessa caçada investindo milhões e milhões de dólares em tecnologia. O problema é que a pedra se localiza na árvore sagrada dos nativos e tomar a força é uma das poucas opções que lhes sobram. Tentando evitar um confronto com o povo da região e na tentiva de convencer-los a entregar a pedras surgem então os Avatares, que são corpos feitos em laboratórios com o DNA de nativos e que são conectados mentalmente ao corpo humano. O personagem principal é Jake Sully, um ex-militar paraplégico que tem a missão de substituir seu irmão, que foi assassinado. Acompanhando as aventuras de Jake conhecemos de forma mais profunda o universo criado por Camerom e não conseguimos deixar de achá-lo extraordinário. Pandora é lindo, cheio de brilho e cheio de criaturas estranhas. Conhecemos também a mocinha da história Neytiri e aprendemos com ela a amar e a respeitar seu povo e o seu planeta.

O roteiro do filme foi considerado por muitas pessoas previsível e repetitivo. Para eles, aconselho que façam uma comparação da briga pelo Unobtainium a nossa futura briga pela água ou pelas guerras atuais pelo petróleo. Peço que aproveitem a repetição,portanto, e comecem a pensar que aquele pode ser o nosso futuro e que em 2154 os habitantes de nossa terra estarão insadecidos em busca de uma forma de sobreviver diante de uma camada de ozônio completamente destruida, da falta de água e de outros problemas causados pelo simples desleixo do ser humano.

Considero também que essa discussão sobre história clichê não leva a nada, pois um filme com a grandiosidade que este tem, deixa o roteiro para segundo plano e a diversão vêm do descobrimento de cada crença, costumes e religião dos N’avi e da exploração do planeta Pandora.

Fica aqui minha torcida por este filme, que é uma obra completa. Espero que ganhe o Oscar por tudo o que ele representa. Uma revolução tridimensional. Além de melhor filme, espero que Camerom ganhe melhor diretor. Um cara que fez filmes do quilate de Exterminador do Futuro 2 e Titanic e após anos sumido volta a cena com esta obra perfeita não pode sair da festa sem uma estatueta na mão.

Nota: 10

Trailer do Filme:

9 Comente Aqui! :

  • X disse...

    Muito bom o post. Aliás, muito bom o blog, sem dúvidas seus comentarios são bem detalhados e fazem o leitor ver muito além do filme.
    O filme Avatar realmente é um espetaculo, e acho que ele não tem apenas sua torcida, mas a de bilhões de pessoas.

    [mensagem entregue]
    O mensageiro.

  • Tiago Britto disse...

    Wesley:
    Os dois blogs são ótimos, vale a pena ler...
    O legal é que eu nem prestei atenção nos detalhes citados quando assisti o filme..

    parabéns aos dois!


    Obs: Comentário copiado do orkut.

  • Bruno Cunha disse...

    Ora aqui está um filme que vai arrecadar imensos prémios injustamente!
    Avatar possui uma história de carochinha onde, apenas, os aspectos técnicos são dignos de louvar!

    Como podes dar nota 10 a um filme que tu próprio escreves como sendo entretenimento e deixa o argumento para segundo plano?

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

  • Tiago Britto disse...

    A nota 10 é pelo simples fato dele revolucionar o cinema e ser um filme que marcará época. Além disto se você ler atentamente eu afirmo que em termos de discussões sobre "peso" do roteiro que o segundo plano pode ser evidenciado. Ou seja o filme é muito maior do que o próprio roteiro e deve ser avaliado como um todo.

    abraço

  • Luciana disse...

    Muito bom, parabéns pelo tópico! Concordo contigo! Um filme tão bem feito, tão espetacular não merece discussões sobre roteiro fraco! Ele é o que é por ter um roteiro perfeito para o que ele foi feito!

  • Unknown disse...

    Meu questionamento é mesmo de Nekas, a propósito.
    Mas o filme é bom, mas não é o melhor do ano, e ele se sustenta unicamente pelos efeitos, não fosse isso não faria nem 10 milhões de bilheteria.
    Gostei do seu pensamento em relação a água, mas o roteiro é tão ruim que acho que só você conseguiu fazer essa analogia, o que é uma pena (nem James Cameron conseguiu fazer essa analogia, diga-se).

  • Zé Felipe Sá disse...

    "Avatar" é um Pocahontas intergalático com bichos azuis voadores. Acho incrível um filme com uma estória tão primária ter alcançado a bilheteria estrondosa que teve.

    Para mim, a "revolução" que o filme trouxe é puramente estética / tecnológica. Não sei se daqui a dez anos alguém vai lembrar desse filme do mesmo que jeito que lembram de "Guerra nas Estrelas" (1977) em termos de inovações técnicas na história da 7º arte. Já dizia o ditado "nem tudo que brilha é ouro", e isso pra resume "Avatar" para mim - um ouro de tolo que muita gente comprou sem se dar conta...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...