Crítica: Reino Animal (Animal Kingdom)

22 de janeiro de 2011 2 Comente Aqui!


Este é um filme Australiano, que foi o grande vencedor, da categoria de Ficção estrangeira, do festival de Sundance deste ano e apareceu na disputa pelo Globo de Ouro (Lista de Vencedores) na categoria de melhor atriz coadjuvante pela atuação de Jacki Weaver, premiada com o National Board Review e com possibilidades de indicação ao Oscar. Outra curiosidade positiva do filme  é que ele aparece em terceiro lugar na lista (Confira aqui) dos vinte melhores filmes do ano divulgada pelo diretor Quentin Tarantino (Cães de Aluguel, Bastardos Inglórios, A Prova de Morte).

A obra é baseada em um fato real que aconteceu na cidade de Melbourne, denominado de "O Tiroteio da Walsh Street" e não foi um longa muito divulgado no Brasil. Uma pena, pois começo a achar ele genial já em seu título. O que é o Reino Animal? Uma possível definição seria um composto de animais que correspondem ao ambiente em que vivem. Outra definição de escola é a do Bom Selvagem, que o ser humano é fruto do meio em que habita, podendo dele aprender valores que lhe servirão como ponto de referência para as atitudes que possa vir a tomar. Um título desse dá a impressão de que se trata de um documentário sobre animais e seu convívio, mas a grande verdade é que tudo não passa de uma analogia ao pensamento do bom selvagem.

A história é tensa e já começa com o jovem Josh Cody, presenciando a morte de sua mãe por overdose. Com o ocorrido e desesperado, o garoto decide procurar sua avó que há muito tempo não mantinha contato. A distância dela e de seus tios se justifica pelo fato de todos serem animais selvagens no submundo de Melbourne. Seus tios Darren, Craig e Pope são traficantes, bandidos e atormentados pelo meio em que vivem. As constantes fugas da policia e as contínuas investigações são capazes de "pirar" a cabeça do ser humano. E esse é o mundo em que Josh é atirado, esse é o reino animal que lhe é apresentado. Um meio em que ele sofre as tensões e pressões tanto dos familiares quantos policiais, sendo que ele precisa decidir se deve fazer justiça ou lutar pelas pessoas do mesmo sangue.

Estamos falando de um filme que vai a fundo em sua proposta e que o clima de tensão não sai de cena e  não dá espaço para qualquer espécie de alivio cômico. O filme surgiu para causar impacto e ele o faz com muita qualidade. Em meio a este mundo de selvagens, Jackie Weaver interpreta uma leoa, sínica, sinistra, que com todas as garras possíveis enfrenta as adversidades, buscando a união de sua familia, fazendo justiça aos prêmios e destaque que recebeu. Ainda há a boa presença de Guy Pierce (A Estrada, Guerra Ao Terror) que tem uma bela atuação com o seu papel de detetive, um personagem que não se encaixa aos métodos ou sujeiras que o departamento policial lhe exige. O Reino Animal nos brinda com a história de um jovem que vive exatamente as metamorfoses necessárias para conviver em um ambiente hostil, nos mostrando como realmente o homem pode ser fruto do meio em que convive.

O filme dirigido belo jovem David Michôd é bem denso e forte, alguns espectadores ficarão angustiados, outros incomodados e até poderão roer as unhas. Uma produção muito bem feita e que trabalha esse tema forte de maneira muito séria e segura. Uma grata surpresa, realmente um grande filme.

Nota: 10,0


Trailer:

2 Comente Aqui! :

  • Master_Sidious disse...

    Um grande filme com ótimas atuações. Realmente Jackie Weaver dava medo só de olhar, o que passava naquela mente manipuladora. O final do filme é excelente também, porque definitivamente não era como eu esperava que terminasse. Uma pena que poucos virão esta produção, que apesar de pequena figura entre os melhores filmes de 2010.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...