Crítica: A Estrada ( The Road)

30 de março de 2010 3 Comente Aqui!

O novo filme do ator Viggo Mortensen não conseguia me cativar e sempre era um dos últimos na hora de escolher qual obra iria assistir para postar. Esse fim de semana estava procurando um livro para comprar e me deparei com aquele que tinha a mesma imagem e o mesmo título do filme. Fiquei curioso e procurei saber algo sobre e a medida que minha busca era feita ia descobrindo novos motivos para conferir este longa.

Para começar o filme é uma adaptação de um livro do mesmo escritor (Cormac McCarthy) de Onde os Fracos não tem vez e isso já foi uma premissa para que eu pudesse me arriscar. O trailer foi outro aspecto que reiterou o meu desejo de assistir. O ator principal não é daqueles de participar de qualquer besteira e merece seu respeito.

Pesquisa feita, hoje me sentei e me deparei com um filme maravilhoso que trata perfeitamente sobre o que é o ser humano, sua perda de sentido social em momentos de desespero, a busca eterna pela felicidade e a esperança em momentos de misericórdia.

O filme evidência uma relação entre pai e filho. Nele os personagens estão em um mundo totalmente destruído e que os sobreviventes da catástrofe ( uma das coisas não explicada é como se deu essa catástrofe) são pessoas como eles que vivem pelas estradas ou pessoas que com a falta de alimento se tornaram literalmente canibais. Em meio a esse ambiente turbulento vamos vivenciando os aprendizados transmitidos de pai para filho e vemos em Viggo uma pessoa extremamente preocupada, assustada e que já não sabe mais diferenciar aqueles que são do bem com os que são do mal. Seu filho por outro lado é uma pessoa que já nasceu nesse mundo devastado e tudo que ele preza é fazer o bem. Esse menino é tão bondoso que em dados momentos chega a nos irritar. Como o próprio pai dele dizia..."ele é um DEUS"...sinceramente só um Deus agiria da forma que essa criança conseguia agir. A dupla vive em estradas a procura de alimentos e de abrigo e isso era tudo com que eles conseguiam se preocupar.

Para quem pensa que a trama é parada e as seqüências são repetitivas, afirmo que estão muito enganados. Há uma mistura muito bem elaborada entre o drama e uma espécie de terror psicológico. A familia se depara em tantas situações adversas que o filme mantém um ritmo sensacional. As atuações também estão muito bem destacadas e confesso que o garotinho será um grandioso ator.

Não deixe de assistir! Será que a humanidade seria diferente disso aí? APOSTO QUE NÃO! E tenho um pouco de vergonha disso.

Nota: 9,0

Trailer do Filme:




3 Comente Aqui! :

  • thicarvalho disse...

    Engraçado, tive a mesma impressão de vc qnd vi o trailer. Inclusive, achei que o LIvro de Eli poderia ser melhor. Ainda não vi os dois filmes, mas as criticas do filme de Denzel Washington não foram mto boas. Acredito q seja sim um bom filme. Parabéns pelo blog. Grande abraço.

    www.cinemaniac2008.blogspot.com

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...