Crítica: Cães de Aluguel (Reservoir Dogs)

3 de agosto de 2010 2 Comente Aqui!

Infelizmente não tive o prazer de assistir Cães de Aluguel no cinema pois era muito jovem e a idade na época não me permitiria assistir a essa fantástica película no conforto das cadeiras acolchoadas e sobre a companhia de outros cinéfilos. Das obras de Quentin Tarantino sem dúvidas esse é o filme mais profundo e denso, as atuações podem não serem espetaculares, mas o roteiro é muito bom é um policial totalmente diferente do convencional e em alguns momentos lembra o clássico 12 Homens e Uma Sentença.

O filme conta a história de um grupo de ladrões contratados para fazer um roubo a uma joalheria. Os membros deste grupo não se conheciam e era ordem que não passassem nenhuma informação pessoal entre eles, nem mesmo o nome, pois, no caso de algum ser eventualmente descoberto, a polícia não teria como chegar aos outros. Sendo assim cada membro do grupo recebia o nome de uma cor. Porém no dia do assalto algo errado acontece. A polícia invade a joalheria no momento do roubo e fogem. Suspeitam então que entre eles existe um policial infiltrado, mas como ninguém se conhece, o espião pode ser qualquer um.

A base do filme é essa e já nesse primeiro contato com o público Tarantino marca algumas das características  que acompanham os seus filmes até hoje. Os diálogos bem produzidos que formam uma trama muito interessante os bandidos não confiam uns nos outros e vão tentando desvendar o que aconteceu. A história como é de costume não é contada de forma linear, as discussões filosóficas sobre objetos da cultura pop que aparecem em outros filmes também se fazem presentes, assim como uma reflexão sobre a sociedade americana que marcam muitas vezes os filmes do cineasta.

Outro ponto importante e de destaque é o elenco que conta com Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen, Steve Buscemi e o próprio Tarantino também faz um papel no filme outra marca registrada nos filmes do cineasta. O filme mesmo de baixo orçamento teve um ótimo rendimento e ainda foi um sucesso de crítica. Cães de Aluguel é um filme enigmático um bom filme policial que foge da mesmice e serve tanto como drama além de ter boas passagens cômicas, outra marca dos filmes de Tarantino. Foi esse filme que chamou a atenção da Miramax e possibilitou a realização de Pulp Fiction. Uma obra do novo cinema independente americano e uma ótima pedida para aqueles que são fãs do diretor ou para aqueles que ainda não conhecem essa película de excelente qualidade.


Nota: 10


Trailer:

2 Comente Aqui! :

  • Hugo disse...

    Tive o prazer de assistir esta bela estréia de Tarantino no cinema e com certeza foi uma bela surpresa na época.

    Os diálogos e as interpretações são sensacionais.

    Abraço

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...