Crítica: A Prova de Morte & Planeta Terror (Grindhouse)

21 de julho de 2010 1 Comente Aqui!

Resolvi fazer um especial sobre o projeto Grindhouse (nome dado as matinês duplas de filmes trash que eram passados nos EUA antigamente), que contém os filmes Planeta Terror e A Prova de Morte, escritos e dirigidos pelos amigos Quentin Tarantino (Pulp Fiction, Bastardos Inglórios, Cães de Aluguel) e Robert Rodriguez (Sin City, A Balada do Pistoleiro, Um Drink no Inferno). A idéia era fazer uma homenagem aos filmes de terror dos anos 70 além de brincar com várias outras idéias e amigos da dupla, os filmes são muito descontraídos, propositadamente exagerados em suas cenas de violência que dão mais graça do que assustam ou espantam.

Outra idéia da dupla era a criação de vários trailers de filmes que nunca iriam ser produzidos e colocarem na internet e nos intervalos dos filmes. Infelizmente o projeto tomou outras dimensões ao longo do mundo e foram distribuídos separadamente,mas pelo menos os filmes foram alongados e acrescentadas cenas excluídas da versão dupla "Yankee". Aqui no Brasil o 2º filme A Prova de Morte sofreu problemas com a distribuidora que só foram sanados em 2010 e somente 3 anos depois da sua produção chegaram aos cinemas no fim de semana passado.


Planeta Terror:

Na hitória dirigido por Robert Rodriguez um casal de médicos William (Josh Brolin) e Dakota Block (Marley Shelton) é surpreendido no hospital por uma multidão de homens e mulheres cheios de feridas e mutilações, que vagam com um suspeito olhar perdido. Entre eles está Cherry (Rose McGowan), uma dançarina de boate cuja perna foi arrancada num ataque noturno. Com uma metralhadora no lugar da perna decepada, ela vai liderar, acompanhada por El Wray (Freddy Rodríguez), um exército de inválidos assassinos.

Em Planta terror os exageros são extremos, é um filme que não se leva a sério e aliás quem ainda leva a sério um filme de terror sobre zombies?! Zoombilândia está aí para provar isso. As cenas as vezes parecem mal filmadas, mas é propositalmente pensando em uma história que foi filmada muito tempo, as vezes algumas cenas se cortam e os rolos dos filme estão "perdidos" talvez nas traquinagens de Rodriguez e Tarantino.

O mais importante é perceber essas sacadas e não descreditar o produto final que é muito bom, um prato cheio de risadas para os fãs do gênero, o personagem El Wray é o cúmulo da canastrice simplesmente hilário, sem falar em Rose McGowan (namorada de Rodriguez) metendo bala nos zombies com um prótese de uma metralhadora totalmente fora da realidade, mas nem por isso deixa de ser interessante.


A Prova de Morte

No filme Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), a DJ mais sexy de Austin, sai para se divertir com suas melhores amigas. Atraentes, elas chamam a atenção de todos por onde passam, inclusive a do misterioso Stuntman (dublê em inglês) Mike (Kurt Russell), um dublê temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível. Ele passa a seguir as garotas com a intenção de matá-las. Na segunda história, Stuntman Mike escolhe suas vítimas no Tennessee, porém, entre as quatro amigas estão duas experientes dublês que darão muito trabalho ao psicopata.

A vez de Tarantino em Grindhouse é fantástica, a trilha sonora como sempre é impecável muito dançante e gostosa de ouvir durante todo o filme, sem perder de forma nenhuma o foco que é dar uma boa continuidade a diversão da tela. Algumas coisas comuns aos filmes do cineasta mais pop dos ultimos 20 anos estão presentes como as filosofias que ele passa para os espectadores através dos personagens, as ironias, a presença do diretor na tela, etc. Chamar o personagem principal e vilão de Stuntman Mike é hilário, típico de um filme de tarantino que gosta de brincar com os absurdos, assim como colocar Zoe Bell para interpretar a sí mesmo, uma bela homenagem a dublê que já acompanhou o diretor em outras produções (Bastardos Inglórios, Kill Bill Vol. 1 e 2).

Como de costume nos filmes mais recentes do cineasta é um história com mulheres sendo as maiores protagonistas, as feministas deveriam adorar se o ambiente não fosse tão machista, mas nada é perfeito. Em A Prova de Morte os exageros são dos personagens que são meio sem noção da realidade, desafiam o perigo e se comportam de forma bem subversiva já diria um amigo meu, outro aspecto bem presente nos filmes de Tarantino. O filme é muito bem produzido e acontecem também os "erros" e "falhas" em uma homenagem os filmes mais antigos, o áudio corta, as cenas arranhadas se repetem entre outras coisas, tudo em nome da arte.

O bom conteúdo se faz presente, mesmo com uma premissa estranha e peculiar o filme se vende facilmente, é muito divertido e não tem como assistir e não dar risada. O personagem malvado e vilão na história se mostra um verdadeiro covarde algo que se torna cômico apenas em uma produção destas características. Nos dois filmes alguns atores e personagens aparecem mais de uma vez o que obviamente não é uma coincidência, coisas das mentes loucas dos dois diretores. Ambos os filmes são muito bons, mas ficam mais divertidos ainda se forem assistidos em seqüência, aproveitem o embalo e vão no cinema conferir A Prova de Morte e aluguem depois Planeta Terror que não vão se arrepender.

Nota: 8,8 Planeta Terror
          9,3 A prova de Morte


Trailer :
(Grindhouse)


(A prova de Morte)


(Planeta Terror)

1 Comente Aqui! :

  • Mateus Souza disse...

    Não compartilho a mesma opinião acerca de À Prova De Morte. O filme é interessante no começo, mas logo se perde. Algumas coisas são boas, é verdade, o personagem de Russel e as duas cenas com os carros, por exemplo.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...