Guerra ao Terror ( The Hurt Locker)

7 de março de 2010 1 Comente Aqui!


Deixei para o final o filme que acho que irá vencer a disputa. Não é o estilo de filme que eu adoro, mas é o estilo de filme que os jurados do Oscar gostam de ver ganhar. Não é ruim, aliás, muito bom! , mas aborda um tema que para mim é desgastante e que já foi visto em cena tantas vezes que não merece tanta repercussão. A maior prova que não é um típico filme que o público adora, é que se for o vencedor será a obra com a menor bilheteria a receber o prêmio. No Brasil foi lançado direto em DVD e só apareceu para ser assistido no cinema após a indicação e o favoritismo apontado.

A primeira cena já demonstra a tensão que decorrerá durante a obra. Uma bomba armada em meio à praça pública precisa ser desarmada, milhares de olhos estão voltados para ela e qualquer um pode estar com o detonador na mão. Faltam desde esse momento, 39 dias para que os soldados em cena retornem para sua casa e possam estar com sua família. O medo de perder algum amigo até lá é evidente durante cada segundo. A cena citada anteriormente não poderia dar em outra coisa a não ser a morte do capitão, cena forte e emocionante. Com a morte do desamardor de bomba e capitão do pelotão, chega então o substituto William James, vivido por Jeremy Renner que para mim merece o Oscar. James é um poço de adrenalina e é capaz de deixar os próprios companheiros pensativos sobre a felicidade ou tristeza que poderia ser gerada com a sua morte. Sua busca contínua por emoção e sua devoção chegava a colocar os companheiros em risco.

Kathryn Bigelow surpreendeu a todas as pessoas com sua enorme capacidade de demonstrar as preocupações, anseios e medos de cada um dos personagens que podemos conferir na tela. Ela conseguiu fazer cenas maravilhosas e misturar a tensão com momentos que permitem a você respirar e se sentir aliviado. Ralph Fiennes aparece por um pouco espaço de tempo na obra, mas enriquece muito ela com suas falas pensadas. O final me surpreendeu e não imaginei que fosse terminar daquele jeito.

Favorito para levar o Oscar, é um filme que deve ser conferido, mas, repito, não é certeza de que irá sair agradado após o termino. A garantia é viver a tensão junto com os personagens e ficar com os nervos a flor da pele a cada maldita bomba que se instala na cidade. Guerra ao Terror não é unânime e não agradou a todos, mas demonstrou perfeitamente as tensões vivencias na guerra que se instalou desde 2003.

Nota: 9,0 (mesmo sendo um estilo de filme que não me agrada, é um filme muito bom pelos sentimentos que lhe faz sentir.)

Trailer do Filme:

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...