Crítica: O Turista (The Tourist)

29 de janeiro de 2011 7 Comente Aqui!

O Turista é a refilmagem de um filme francês, e conta com um elenco e produção de grande peso. Pronto, esta é a frase que pode resumir toda a minha crítica. Existe melhor chamariz do que Angelina Jolie(Sr. e Sra. Smith, Salt) e Johnny Depp (Sweeney Todd, Alice no País das Maravilhas) em uma só produção? E se adicionarmos a eles um coadjuvante do nível de Paul Bettany (Legião, Homem de Ferro 2) e um diretor que já fora condecorado com o Oscar (Lista de indicados de 2011)? Este pode ter sido o maior pecado do filme, pois todos estes aspectos somados geram algo que podemos chamar de Expectativa. Os olhos dos críticos brilharam quando souberam da equipe por trás desta produção e por isso que as críticas que o filme recebeu falavam tão mal dela. Acho que esqueceram que quem tem que aprovar uma obra é o grande público, e se levado apenas como fonte de entretenimento e diversão o filme consegue cumprir o seu papel. Não é perfeito e nem menos maravilhoso, mas capaz de prender a atenção do espectador.

A trama envolve Elise Ward, uma mulher linda, misteriosa e insinuante, que está sob investigação da interpol pelo seu envolvimento com um fugitivo, Alexander Pearce, que além de roubar dinheiro de um gângster, deve imposto ao governo. Após receber uma carta misteriosa, Elise precisa encontrar num trem um homem com físico e aparência semelhante ao seu antigo amor, que gastara 20 milhões para mudar de face, e fazer com que acreditem que ele seja Alexander. Nesse momento surge na trama Frank, um professor de matemática que está a passeio na Itália. Frank é o cara escolhido por Elise e logo se sente atraído pela moça. Encantado, aos poucos ele vai se entregando ao charme da moça e sem perceber se envolve em algo muito maior do que uma linda mulher.

O filme consegue provocar o espectador com boas surpresas e é capaz de prender a atenção durante toda a sua duração. Outro ponto positivo são as boas atuações. Angelina Jolie comprova que é além de ótima atriz, uma mulher sexy e capaz de chamar a atenção de todos. Johnny Depp, agora sem muita maquiagem ou fantasia, é um dos melhores atores do momento e consegue ser uma pessoa insegura, segura e confiante no mesmo filme, sendo ainda atrapalhado e coeso em poucos segundos. Esta atuação de Johnny lhe rendeu uma das duas indicações que teve ao Globo de Ouro(Confira a Lista dos Vencedores). A química da dupla até que acontece, mas o romance em si não se justifica.

O roteiro é exatamente o ponto mais fraco e o que causou tanta indignação nos críticos. Muitas brechas são evidênciadas e o trabalho acaba voltado mesmo para aqueles que entram em uma sessão sem querer pensar, pois um segundo de lucidez é capaz de quebrar toda a lógica da trama. Como se justificar o surgimento de um sentimento de Elise por Frank? Frank pode até se apaixonar por ela, pois é uma mulher misteriosa e envolvente, mas ele é uma pessoa normal, que está sendo usada em um plano e em tese seria apenas um peão no tabuleiro de xadrez. Ainda há uma pergunta que ninguém nunca poderá responder, mas que merece ser feita... E se Elise senta em outro vagão?

O que eu posso resumir... Entre sem preocupações com roteiro e se divirta. Esqueça questionamentos e viagem por uma linda Veneza ao lado de dois grandes astros de Hollywood, pois nada de genial será entregue. Apenas diversão.

Querendo diversão? Confira onde está passando clicando aqui.

Nota: 6,0


Trailer do Filme:

7 Comente Aqui! :

  • Conrado Simões Dias Gonçalves disse...

    O filme é bom. Previsível, mas talvez essa seja a deixa do filme. Como entretenimento ele é bem agradável, não precisamos sempre esperar grandes espetáculos. As vezes um bom mix de diversão e ação está bem feliz.

  • Nicholas Levendakos disse...

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site. Cada dia melhor, bom, em relação ao filme, achei bastante previsível. Mas, como Britto mesmo disse, a expectativa atrapalho um pouco o meu julgamento. Daria uma nota um pouco melhor, mas o 6 está válido.

  • Flávio Albray disse...

    Por ser uma refilmagem, alguns questionam situações propostas no filme anterior, mesmo estes sendo suspeitos para tecer quaisquer tipo de comentário, pois muitos são fãs de todo o elenco, e não há como negar isso; O filme realmente consegue captar totalmente a atenção do espectador. Se levarmos em consideração alguns pontos de obviedade, logo quebrará a expectativa esperada pelo público (sendo conhecedor ou não do trabalho realizado anteriormente). Sem mais, é curtir o filme deixando de lado as críticas questionáveis e mergulhar em um cenário de fotografias perfeitas de uma cidade fantasia, sem esperar nada de mais esplendoroso.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...