Crítica: Salt (Salt)

31 de julho de 2010 5 Comente Aqui!

Cada dia tenho mais convicção de uma coisa...Meus amigos e pessoas que convivo muitas vezes dizem que virei um crítico de cinema, mas cada dia que passa percebo que não chego nem perto disso...Não sou uma pessoa que entra em uma sessão buscando erros ou perfeições...Sou uma pessoa que entra numa sala de cinema em busca de um divertimento e quando este é alcançado ou não, venho aqui para comunicar a todos a minha opinião. Não esperem de mim falar que um filme é ruim por ser mentiroso ou por lembrar uma obra do passado, pois para mim o histórico não conta muito e sim os sentimentos que vivi na sessão. Filmes que são contestados em diversos Blogs de críticos, são filmes que podem ser bobos, idiotas ou clichês, mas podem ser divertidos e alcançar o objetivo do espectador. Filmes inteligentes demais, com falas complicadas e uma trama confusa são alvo de muitos elogios e muitas vezes exaltados pelos "críticos" do mundo afora ao mesmo tempo que são detestados pelo público.

Com esse pensamento venho falar deste trabalho, que já sei que está sendo alvo de muita discórdia em sites do universo de cinema. Permitam-me começar com uma curiosidade...O astro que seria o protagonista do filme era Tom Cruise, mas este decidiu realizar o trabalho Encontro Explosivo (Veja a crítica)...Sabendo da possibilidade de comparação com o sucesso da saga de Bourn, decidiram então colocar uma mulher como protagonista e a linda e maravilhosa Angelina Jolie foi a escolhida para assumir...Nada na história foi mudada...apenas o nome do protagonista que passou a ser feminino e seu par romântico que passou a ser um homem. Particularmente gostaria de ver Cruise fazendo esse papel, acho que seria perfeito...Porém, Jolie leva o trabalho muito bem e não deixa a desejar em nada...Ela já provou que é muito boa fazendo filmes de ação e sua intensidade é maravilhosa. Ela escorrega algumas vezes nas faces que faz em determinados momentos, mas não é nada que chegue a prejudicar a graça do filme.

O pecado mesmo será a comparação com o sucesso protagonizado por Matt Damon, as histórias realmente se parecem e até mesmo a motivação de deserção dos personagens são as mesmas nas duas histórias. A comparação vai existir, mas não deve ser levada tão a sério...confiem em mim...deixa isso para os ''críticos".

Os cartazes do filme perguntam..."Quem é Salt?"...Um russo desertor tentou definir Salt como uma agente da CIA infiltrada que irá matar o presidente da Russia que estará em visita aos Estados Unidos e causará impactos no mundo. Era o dia de aniversário de seu casamento e tudo ia bem até o fato citado acima...desde este momento começa a intriga sobre a veracidade ou não da informação...Será Salt uma espiã? Será Salt quem ela diz que é? O fundamento do russo se baseava em um antigo plano de substituir durante a infância crianças russas por americanas, para que em um determinado dia.."Dia X" realizasse uma missão secreta. Com essa situação a protagonista passa a ser caçada e tenta aos poucos ir provando sua inocência...

A ação está garantida e a mentirada que tanto diverte também...nossa amiguinha pula entre caminhões em alta velocidade, realiza várias missões impossíveis e ainda consegue nos cativar! Mesmo não tendo a certeza de que a protagonista é boa ou má....duvido quem não torça por ela e busque em todos os seus atos justificativas que a permitam ser boa...durante o filme imaginei diversas justificativas capazes de inocentar a moça!

O tempo voou na sala e eu nem percebi...estava hipnotizado com as cenas muito bem trabalhadas e com as tentativas de desvendar o mistério...Coloque reviravoltas no filme viu?

Não estamos diante de um clássico, mas sim de um filme que conseguiu...O que não significa que ira a agradar a todos...Me divertir!

Salt 2 vêm...aí! Será uma trilogia?

Nota: 8,5

Trailer do Filme:


5 Comente Aqui! :

  • Cristiano Contreiras disse...

    Sinceramente? dane-se os pseudo-críticos e os blogueiros que adoram elaborar pseudo-textos para detonar bons filmes...como este, sem dúvida ótima atuação de Jolie e, sinceramente, gostei mais deste que os desenvolvidos por Matt Damon na trilogia Bourne. Doa quem doer, pode até ser filme blockbuster, cine pipoca, ainda que não seja cult, eu curti e o filme mostrou um clima muito bem feito..ação, suspense, reviravoltas e foi pautado na boa atuação de Jolie que tornou a personagem tangível, convincente e com veracidade.

    Abraço!

  • Alexandre Garcia disse...

    Achei legal o filme, não esperava mais do que foi apresentado, então foi um dinheiro bem gasto. Foi divertido ver ao mesmo tempo tantos clichês e teorias conspiratórias da época da Guerra Fria ao mesmo tempo.
    Agora estou aguardando Inception par ver na tela do Imax, abs

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...