Crítica: Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim Vs. the World)

25 de novembro de 2010 1 Comente Aqui!


A estreia de Scott Pilgrim contra o Mundo (Scott Pilgrim versus the World) como alguns filmes de 2010 (The Boys Are Back, Jonah Hex, Legião...) se transformou em uma verdadeira novela aqui no Brasil. A distribuidora adiou várias vezes (a estreia lá fora foi em agosto deste ano) e ai quando o filme finalmente foi lançado em novembro ficou restrito ao  Rio e São Paulo. A justificativa foi como sempre o fraco retorno nas bilheterias americanas, mas eu particularmente acho que foi culpa de uma má divulgação da obra, já que não ví nenhum trailer do mesmo em nenhumq das várias vezes que no cinema nesse ano. E infelizmente, isto acabou fazendo com que os habitantes das províncias nacionais (como eu) tivessem que (mais uma vez) recorrer a meios escusos para poder conferir a falar sobre o filme.

O filme é baseado na história em quadrinhos Scott Pilgrim Volume 1: Scott Pilgrim´s Precious Little Life de Byran Lee O´Malley. O diretor  Edgar Wright (Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso) tenta reproduzir um mundo cheio de loucuras na telona. O filme homenageia os nerds contendo vários elementos da cultura pop e fazendo referência  aos games antigos (old school) especialmente em boa parte da trilha sonora e em algumas cenas.

Scott Pilgrim´s tem 23 anos, uma banda de rock e namora uma garota mais nova que ainda frequente o colégio. Ele esta se recuperando de uma relação mal acabada e sua banda tem um futuro promissor até ele mergulhar em uma aventura sem limites, repleta de ação, música e adrenalina. Quando ele percebe, tudo está de cabeça para baixo e o que era real se tornou parte da fantasia.

Adaptar games para as telonas é uma tarefa bem árdua sobretudo o fato de tentar incorporar pequenos detalhes que tornam os joguinhos eletrônicos tão divertidos, mas o filme consegue tal feito. A grande sacada do longa é não tentar se levar muito a sério e realmente aproveitar e engressar na fantasia ao contrário do que as adaptações de péssima qualidade fazem.O filme é muito bem produzido com uma trilha sonora original com um apelo indie muito boa, além das referências aos games.

Visualmente o longa é deslumbrante com muitas cores que resaltam aos olhos como só é possível nos melhores quadrinhos, a edição ficou bem legal assim como os efeitos visuais. Outro ponto forte do longa são os atores, além do promissor Michael Cera (Juventude em Revolta) como protanista, temos ainda Alison Pill, Mary Elizabeth Winstead (A Prova de Morte e Duro de Matar 4.0) e uma participação especial de Chris Evans (Heróis, Quarteto Fantástico, Capitão América).

Apesar de ser um filme visualmente riquíssimo, Scott Pilgrim Contra o Mundo peca um pouco pelo exagero nerd. A galera que gosta de games, quadrinhos e rock (nessa ordem) irá entender muitas (ou todas) as referências que o longa faz. Quem está fora desse mundo, certamente vai estranhar um cara se desmanchando em moedas ou tirando uma espada do peito. Talvez esse tenha sido um dos motivos da baixa arrecadação da obra nos Estados Unidos. Além claro, do fato de ter um protagonista jovem e que geralmente faz papéis de nerd.

Nota: 8,5


Trailer:

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...