TOP FIVE - Melhores de 2010 - Silvano Vianna

28 de dezembro de 2010 2 Comente Aqui!

Alguns filmes que escolhi como os melhores do ano conferem com os de Tiago no 1° TOP 5 - Melhores de 2010, mas cada um tem a sua visão e seu olhar sobre os filmes, atores e diretores. Vou tentar falar um pouco mais sobre o que levou a estes filmes especificamente entrarem em minha lista, embora alguns não foram produzidos em 2010, mas eles chegaram em nossos cinemas nesse ano e é isso que mais importa. Espero que gostem da minha lista, se acharem que tem alguma coisa faltando ou um ordem diferente, comentem a caixa de comentários esta ai para isso.
Abraços!


1° - Tropa de Elite 2 - Tropa de Elite já foi um fenômeno do cinema nacional, ainda que tenha sofrido muito com a pirataria. Muitos achavam que a qualidade e impacto do 1° longa não poderia ser superada, inclusive eu. Mas a combinação de um roteiro sensacional que consegue ser tão ousado quanto o 1°, somado a mais uma atuação excelente de Wagner Moura e aliado a uma direção extremamente segura de José Padilha nos deram o maior fenômeno do cinema tupiniquim de todos os tempos. Recordes existem para ser quebrados, falam os americanos com muita propriedade. Mas acho que dificilmente algum filme nacional vai superar o sucesso de público e crítica de Tropa 2, talvez o melhor filme nacional da história. (Veja a Crítica)


2° - A Origem - As expectativas para A Origem eram grandes, afinal Cris Nolan tinha acabado de nos presentear com a melhor adaptação de HQs de todos os tempos The Dark Knight (O Cavaleiro das Trevas). A Origem é fruto do amadurecimento tanto do diretor e quanto dos atores que o acompanharam nessa jornada, especialmente Leonardo di Caprio e a jovem e talentozíssima Ellen Page. É um filme inovador que toca em uma tema bem peculiar e o aborda de uma forma muito interessante. Tem um roteiro muito bom, que foi levado as telas com muita segurança, além de ter um final que deixa o espectador refletindo e querendo rever a obra algumas vezes. A Origem é um manifesto sobre sonhos, verdades e escolhas, um marco no cinema com certeza não só pelos belos efeitos, mas pela forma como este tratou este tema tão denso. (Veja a Crítica)


3° - A Riviera não é Aqui - A Riviera não é Aqui é um filme bem singular que serviu muito como uma homenagem do diretor Dany Boon para a sua terra de origem e sua mãe, um local bem aconchegante mas que tem um dialeto e comportamentos bem diferentes da parte mais desenvolvida da França. O longa é uma deliciosa comédia, sobre sonhos e conquistas, ambientada em cidades francesas, que não estão nos cartões postais. O filme trata de mostrar como as diferenças culturais as vezes assustam mais do que a realidade. O resultado na tela é sensacional, muito belo e simples, mas com uma qualidade fora do comum, um dos maiores achados desse ano, ainda mais se tratando de uma produção de 2008, mas que somente esse ano chega ao Brasil, é bem estranho pois o filme é o maior sucesso de público na história do cinema francês perdendo em público total apenas para Titanic. (Veja a Crítica)


4° - O Segredo dos seus Olhos - Sucesso de crítica que resultou em Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, O Segredo dos Seus Olhos conta com dois expoentes do cinema argentino o diretor Juan José Campanella e o extraordinário ator Ricardo Darín. O filme dirigido por Campanella  fazendo uso de flashbacks  nos transporta para o passado enquanto o personagem Esposito (Darín) vai relembrando de sua trajetória e utilizando o jogo com os olhares dos personagens faz um filme único, muito belo. Um traço já tradicional dos filmes de Campanella é a alternância de tons, contrastando as cenas mais dramáticas com algumas tiradas cômicas e irônicas muito interessantes, o personagem vivido por Guillermo Francella rouba a cena várias vezes. O trabalho dessa bela produção argentina vale apena ser conferido, não apenas pelos prêmios que ganhou, mas especialmente por ser um filme muito bom. (Veja a Crítica)


5° - Os Homens Que não Amavam as Mulheres - O filme é baseado na primeira parte da trilogia Millenium, de Stieg Larsson um best seller sueco que depois do sucesso nos EUA e na Europa ganhou uma versão nos cinemas. A trama é excelente, embora comece confusa e enfadonha, o clima de suspense contagia o espectador, as locações também fora do circuito USA são outro ponto forte do longa, além da trilha sonora que é muito boa. Para os os fãs de suspense é uma oportunidade de assistir um filme muito bom do gênero, para aqueles que não tem muita proximidade com com filmes dessa linha é a chance de arriscar vendo esse longa muito bem feito. (Veja a Crítica)

2 Comente Aqui! :

  • Hugo disse...

    Infelizmente estou assistindo sempre com atraso.

    Da sua lista, por enquanto vi apenas o sensacional "O Segredo dos Seus Olhos" e com certeza incluiria na relação dos cinco melhores do ano.

    Abraço

  • Silvano Vianna disse...

    Ainda esta em tempo Hugo.
    O ano ainda nem acabou e esse final de 2010 e o começo de 2011 só tem produções medianas, então você tem chances de se redimir e assistir a esses belos filmes ainda.
    Abraços!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...