Crítica: O Segredo dos seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos)

26 de abril de 2010 4 Comente Aqui!

Ontem resolvi ir ao cinema e assistir algum filme diferente, para a minha sorte encontrei milagrosamente em cartaz em uma das redes "multiplex" o filme vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro desse ano. Não desperdicei a oportunidade e fui assistir ao filme também para poder comentar aqui no Cinema Detalhado. O filme é dirigido por Juan José Campanella mesmo diretor do belo O filho da Noiva (2001) e também conta com o excelente Ricardo Darín como protagonista.

O filme conta a história de Benjamin Esposito (Ricardo Darín) que se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e conseqüente assassinato de uma bela jovem.

É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Campanella sabe conduzir a história de uma maneira interessante e fazendo uso de flashbacks  nos transporta para o passado enquanto o Esposito vai relembrando de sua trajetória. Outro ponto interessante é o jogo que ele faz com os olhares e por vezes foca a atenção dos espectadores apenas para os olhos dos atores que  dão um show a parte. Outro traço já tradicional dos filmes de Campanella é a alternância de tons, contrastando as cenas mais dramáticas com algumas tiradas cômicas e irônicas muito interessantes, o personagem vivido por Guillermo Francella rouba a cena várias vezes.

Mas nem tudo é perfeito, ao menos para mim. A obra tem uma grande valor é melhor que a maioria dos filmes, mas no final a impressão foi que o diretor deu uma pequena escorregada. Depois de nos envolver com um bom caso policial ele perde a mão quando vai dar um desfecho ao mesmo. Ao menos ele nos brinda com um excelente desfecho para o caso de amor existente, mas sensação é que o filme poderia ter sido concluído um pouco antes. Ainda com essa pequena ressalva o trabalho dessa bela produção argentina vale apena ser conferido, não apenas pelos prêmios que ganhou, mas especialmente por um filme muito bom.

Nota: 9,0


Trailer:

4 Comente Aqui! :

  • thicarvalho disse...

    Olá Sylvano, parece ser um ótimo filme. Tb q não aguento mais estes filmes de assassinos, mas pelo seu texto, acredito q o Segredo dos seus Olhos possa ter algo de diferenciado. Deu sorte mesmo em encontrar este filme ainda no cinema. Grande abraço.

    Se estiver afim visite:

    www.cinemaniac2008.blogspot.com

  • Silvano Vianna disse...

    Dei muita sorte...nem acreditei quando ví, aproveitei e fui conferir. Mas o filme foca mais no caso e não no assassino, além do romance que é o ponto de partida e de ligação de toda a película, vale o ingresso ou o aluguel.

  • Unknown disse...

    Oi Silvoney, adorei esse filme! O classificaria como sendo um dos melhores que assisti na minha vida. Ele fala de temas super importantes como o amor, a amizade, a justiça, etc com o maior respeito e profundidade. Vale a pena assistir, reassisitir e refletir.
    Seu blogue é lindo! Beijos, Gaelle

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...