Crítica: Cisne Negro (Black Swan)

19 de janeiro de 2011 1 Comente Aqui!

O filme é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman (V de Vingança, Entre Irmãos) interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpretada por Mila Kunis (O Livro de Eli). Dirigido por Darren Aronofsky (O Lutador, Fonte da Vida, Réquiem Para Um Sonho), Cisne Negro faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.

Na trama Nina (Natalie Portman) é bailarina de uma companhia de balé de Nova York. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica (Barbara Hershey), bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy (Vincent Cassel), decide substituir a primeira bailarina, Beth MacIntyre (Winona Ryder), na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily (Mila Kunis), que deixa Leroy impressionado.

O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, com uma inconseqüência que ameaça destruí-la.

Quem não conhece os filmes do diretor Darren Aronofsky ficará um pouco perdido, ele gosta de fazer filmes bem densos e que nos façam questionar a condição humana. Natalie Portman esta sensacional no filme, conseguindo transportar para as telas os sentimentos dessa bailarina confusa que busca a perfeição e que para isso irá tanger nos limites de sua própria sanidade. Os atores de suporte também estão bem seguros e gostei particularmente muito da atuação de Vicent Cassel (O Pacto dos Lobos) que é responsável por tentar soltar Portman de suas amarras neuróticas no filme.

A trilha sonora esta fantástica, basicamente é o repertório do próprio espetáculo o que nos brinda com Thaikovsky e toda a sua grandiosidade, quem ainda não conhece procurem escutar um pouco mais o mestre russo. O Cisne Negro é basicamente o transporte para as telas da própria versão de Aronofsky sobre essa apresentação, como seria uma bailarina se transformando e realmente adentrando nesta fábula. Uma bailarina reprimida e retraída que vai se libertando de sí mesmo, aprendendo sobre a sensualidade assim como vai aprendendo um pouco mais sobre seus desejos, sonhos, medos e o que ele é capaz de fazer para atingir a perfeição. Um filme magnífico, muito denso, lindo visualmente e com ótimas atuações.

Gostou? Confira onde está passando clicando aqui.

Nota:10,0


Trailer:

1 Comente Aqui! :

  • juli disse...

    O filme é absolutamente fantástico! A atuação de Natalie Portman está impecável, por isso o Globo de Ouro foi 100% merecido, e eu espero que ela leve o Oscar também. Vale a pena conferir.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...