Se eu posso resumir sucintamente os dez anos entre 1980 e 1989, em termos da produção do gênero, eu diria que eles foram a década do gore e das continuações. Franquias tipo a de Chucky (Brinquedo Assassino) foram o padrão a seguido. Além disso, os efeitos especiais já tinham evoluído a tal ponto que a estética gore tomou conta. A coisa virou uma competição: quem tinha a maquiagem mais grotesca, qual era o filme que mostrava mais vísceras, quem conseguia bolar a morte mais inumana e sanguinolenta, etc. Por um bom tempo, pareceu que todo orçamento dos filmes ia pro departamento de efeitos especiais, e o trocado do flanelinha ia pro roteirista...
Vale mencionar também, por falta de espaço na minha lista, os seguintes filmes: Um Lobisomem Americano em Londres (1981), A Morte do Demônio (1983, de Sam Raimi, futuro diretor de Homem-Aranha), Re-Animator: A Hora dos Mortos Vivos (1985), A Hora do Espanto (1985), Os Garotos Perdidos (1987, com Kiefer Sutherland, o Jack Bauer de 24 Horas) e O Cemitério Maldito (1989).
E não não me esqueci de O Iluminado (1980) não, era pois. Esse vai pra a minha lista de Kubrick...
Sexta-Feira 13 (1980)
Culpem John Carpenter. Culpem Halloween - A Noite do Terror (1978). O pai dos slashers deu a largada para uma invasão de filmes de terror baratos nas locadoras mundo afora. Apesar do seu impacto ter diluído pelo tempo, Sexta-feira 13 foi o herdeiro mais ilustre Halloween, e ainda hoje é uma produção exemplar para o gênero. Esse Sexta-feira 13 (o original) foi a segunda maior bilheteria do ano 1980, só atrás de O Império Contra Ataca.
O Enigma do Outro Mundo (1982)
Após o sucesso inesperado de Halloween, John Carpenter fez A Bruma Assassina (1980) e Fuga de Nova Iorque (1981), que introduziu ao grande público o impagável Snake Plissken (Kurt Russel). Seu sexto filme como diretor, O Enigma do Outro Mundo é uma das melhores fusões entre os gêneros terror e ficção científica que já pude conferir. Usando como modelo O Monstro do Ártico (1951), o clássico de Howard Hawks, e a mitologia Tchulhu da autoria do escritor americano H. P. Lovecraft (1890-1937), Carpenter cria um clima de paranoia palpável no filme. Imaginem 12 pessoas trancafiadas numa estação de pesquisa na Antártica, e qualquer uma delas pode estar infectada por esse metamorfo alienígena... Mas 1982 foi o ano de E.T. e outros marcos da ficção-científica foram injustiçados pelo rolo compressor Spielberguiano, a exemplo de Blade Runner - O Caçador de Andróides e Tron - Uma Odisséia Eletrônica.
Poltergeist (1982)
Uma produção de Steven Spielberg contando com a direção de Tobe Hooper (O Massacre da Serra Elétrica), Poltergeist conta o drama dos Freeling, uma família suburbana obrigada a lidar com as almas penadas perturbadas pela expansão imobiliária da Cuesta Vuerde, a empresa onde o patriarca da família, Steven (Craig Nelson), trabalha. Apesar do tema sobrenatural, Poltergeist se encaixa perfeitamente no cânone artístico de Spielberg. Um dos papéis principais do filme pertence à garotinha Carol Anne (Heather O'Rourke), e o foco do filme é o desespero dos pais em reaver a sua filha abduzida. Pensando bem, a melhor descrição que eu posso oferecer à respeito de Poltergeist é que ele é uma filme de terror "família" - se é que isso existe...
A Hora do Pesadelo (1984)
A criação mais duradoura de Wes Craven, A Hora do Espanto introduziu Freddy Krueger no imaginário popular. Freddy é o pai do "terrir" - mate e faça uma piada depois. O riso (um mecanismo de defesa, segundo o doutor Freud) alivia toda a tensão gerada pelo medo, o que transformou os filmes da série no equivalente ao McDonalds do gênero. Ou seja: são filmes que divertem, e não assustam.
Hellraiser - Renascido do Inferno (1987)
Hellraiser foi a estréia do escritor Clive Barker atrás das câmeras. Baseado no seu livro The Hellbound Heart (1986), o filme apresentou ao mundo do cinema os cenobitas, seres infernais que praticam uma forma extrema de sado-masoquismo, tão intensa que prazer e dor são indiferenciados. Barker insere elementos de S&M e body piercing na sua trama, de uma inteligência bem acima da média se comparada ao mar de serial killers imortais e mudos a lá Jason Voorhees. O infame Pinhead e seus colegas torturadores carregam em si um elemento psicosexual perverso que Clive Barker trouxe ao gênero.
7 Comente Aqui! :
Gostei da lista. kkk
Gosto dos filmes. kkkk
Bons filmes.
Dessa lista, só não sou muito fã de "Poltergeist" mas tá excelente.
João Linno disse...
Bons filmes.
Dessa lista, só não sou muito fã de "Poltergeist" mas tá excelente.
Não é fã porque se borra todo só de pensar no filme. rsrs
Essa lista ta furada colocar o enigama de outro mundo e não colocar Pague para entrar e reze para sair ( the funhouse) é pra ticamente um absurdo
Tá boa a lista e as menções aos outros filmes como Brinquedo Assassino e Evil Dead. Tem ainda muitos outros bons!
Como nosso amigo comentou, Pague para Entrar, Reze para Sair vale ser mencionado. Assim como Christine é duca também, Carrie a estranha e o Bebê de Rosemary. Faltou também a Profecia e o Exorcista não?
Taelesym, sendo a lista limitada à cinco filmes ("Top 5"), é claro que vai ficar muita coisa de fora... Tanto é que eu fiz questão de fazer 7 "menções honrosas". E o meu gosto pessoal, minha subjetividade também conta na hora de fazer a lista, não é verdade?
Stephen King, fico honrado pela sua visita :)
Apesar de ter sido um leitor voraz dos seus livros na adolescência, nunca fui muito fã de "Christine - O Carro Assassino." E devo lembrar que a lista é limitada à produções da década de 1980 - isso deixa de fora "O Bebê de Rosemery" (1967), "O Exorcista" (1973), "A Profecia" (1976) e "Carrie, a Estranha" (1976). Se puder dê uma olha no Top 5 de filmes de terror da década de 1970, eu falo um pouco sobre os três últimos!
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