Crítica: Jogo de Poder (Fair Game)

19 de fevereiro de 2011 0 Comente Aqui!


Gosto muito de filmes que abordam intrigas políticas e até mesmo por isso minha expectativa diante deles é sempre muito grande. Este é mais um longa que aborda a busca por armas de destruição em massa no Iraque e consegue com bastante competência transmitir sua crítica e mensagem ao governo Bush e ao povo americano. A direção do filme é trabalhada de forma muito bem feita, apesar de orçamento baixo para o tipo de produção, pelo diretor Doug Liman, famoso pela criação da saga de Bourne (Identidade, Supremacia e Ultimato) e Sr. e Sr.a Smith.

A história é centrada em um acontecimento verídico de 2003, que envolveu o ex-diplomata Joe Wilson e sua esposa Valerie Plame. Determinado a encontrar um motivo para invadir a terra de Saddam Hussein, o governo dos EUA pressionava suas agências de inteligência para encontrar vestígios que estavam sendo montadas no Iraque. Uma das cartadas da CIA foi enviar Joe Wilson para Níger, com o intuito de que ele confirmasse a enorme aquisição de urânio que o Iraque vinha fazendo, mas nada foi encontrado por lá e tudo foi descrito de forma detalhada no relatório do ex-diplomata. Como tudo não passava de formalidades para encontrar justificativas por sua sede de guerra, um ano após o ocorrido Bush aclamou ao seu povo que tudo que a venda de urânio de Níger para o Iraque tinha realmente acontecido e que medidas extremas contra o terrorismo deveriam ser tomadas. Irritado e se sentindo na obrigação de fazer justiça, Wilson escreveu ao New York Times um artigo de título "O Que Eu Não Encontrei na África" e começou um luta contra a casa branca que irá afetar diretamente sua vida e a de sua esposa, uma espiã disfarçada.

Jogo de Poder trata de forma muito envolvente os acontecimentos citados e é um filme sólido e comovente. A escolha do elenco foi muito bem feita e a interpretação de Naomi Watts (Destinos Ligados) é o ponto mais forte da trama. Sean Penn (Milk, Na Natureza Selvagem) também está muito bem em seu papel, mas desta vez ficou escondido atrás do grande trabalho de sua parceira. A trilha sonora e fotografia estão a contento e tudo isso somado faz deste filme uma grata surpresa que tive no ano de 2011.

Fica só a velha dica de que os acontecimentos não são dados de bandeja e os diálogos exigirão do espectador atenção e concentração, o que já é característico pelos filmes do gênero.

Nota: 8,0


Trailer do Filme:







0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...