Crítica: Destinos Ligados (Mother and Child)

5 de outubro de 2010 5 Comente Aqui!

Já faz quase 1 mês que tento assistir ao filme "Enfim Viúva", que descobri nos trailers que antecediam o ótimo "A Riviera não é aqui", mas não tenho tido muita sorte  com a sala em que a película esta em cartaz, como a sua  capacidade é de apenas 60 pessoas nunca consigo chegar com a antecedência necessária para conseguir comprar os ingressos, assim ficou para a próxima. Espero conseguir assisti-lo antes que saia do circuito! Para não passar o fim-de-semana sem ir ao cinema, corri então para um das salas do multiplex, e lá encontrei o filme Destinos Ligados em cartaz, o elenco me chamou bastante a atenção (Naomi Watts, Samuel L. Jackson e Annette Bening), decidi arriscar - a sessão prometia!!!

No longa, três mulheres vivem histórias diferentes e ao mesmo tempo ligadas por um único tema: a adoção. Elizabeth (Naomi Watts) é uma advogada inteligente e bem-sucedida que usa seu corpo para conseguir o que quer, e é através do seu charme que ela inicia um romance com o chefe (Samuel L. Jackson). Karen (Annette Bening) é uma profissional da saúde, muito sensível e amável, mas que esconde este seu jeito humano e vive amargurada. Isso porque ela engravidou aos 14 anos, entregou a filha Elizabeth para adoção há quase 40 anos e não supera a dor por ter tomado esta decisão. Lucy (Kerry Washington) é uma mulher casada que não consegue engravidar e resolve recorrer à adoção para ter a família que tanto deseja.

O trunfo de Destinos Ligados é construir um drama muito humano. O filme segue a estruturas de tramas paralelas que serão ligadas no final, uma técnica bastante utilizada nos filmes do diretor Alejandro González Iñárritu, que por sinal é produtor dessa ótima película. A direção ficou nas mãos de Rodrigo Garcia mais conhecido por ser filho do famoso escritor Gabriel García Márquez.

O mais interessante da história que foi contada em ritmo lento é a maneira como a vida das personagens se cruzam. As ótimas atuações são o principal mérito do longa, mesmo que encarnem tipos engessados, Benning e Watts conseguem construir emoções genuínas. Pouco se verbaliza, mas o trabalho interno de ator é evidenciado pela angústia dos personagens na tela se percebe que quase todos têm um assunto mal resolvido entalado na garganta. 

Destinos Ligados me surpreendeu pela potência de sua história e a segurança como suas atrizes conseguiram captar o papel de cada uma das protagonistas. A direção muito segura de García aliado a um bom roteiro e uma trilha muito interessante baseada essencialmente em canções usando arranjos com piano bem profundas e introspectivas dão o tom da obra. Um filme impactante e que trabalha questões muito densas e felizmente não cai na mesmice dos finais a lá contos de fadas, uma obra para ser vista e apreciada com calma e que pode tocar o espectador.

Nota: 8,5


Trailer:

5 Comente Aqui! :

  • juli disse...

    O filme é VERDADEIRO! Gente "de verdade" tratando de sentimentos de verdade!
    O elenco é sensacional :)
    Para aqueles que apreciam um bom drama, vale a pena conferir!

  • Tiago Britto disse...

    Rpz...tenho fugido de qualquer filme do Samuel L. Jackson...nunca mais ele fez nada que preste e pelo que estou lendo de seu texto, ele novamente não se destacou. Vou conferir! Gostei muito do que disse.

  • juli disse...

    Concordo com vc, Tiago, em relação a Samuel L. Jackson. No entanto, posso garantir que nesse filme, apesar de ter um papel pequeno ele está muito bem. Saliento mais uma vez que o filme é para aqueles que apreciam um bem drama :)

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...