Crítica: Jonah Hex - O Caçador de Recompensas (trilha sonora)

2 de setembro de 2010 1 Comente Aqui!


Criminoso pra uns, herói para outros, Jonah Hex é o mais temido dos caçadores de recompensa do Velho Oeste. Surgindo na linha western da DC Comics durante 1970, Jonah Hex logo ganhou revista própria e se tornou um dos personagens mais duradouros da editora. Hex é um homem consumido pelo ódio e amargura, e traz estampado na cara uma cicatriz medonha, obra de um branding vingativo por parte de uma tribo apache. O Jonah Hex original é tão cínico e escroque que Josh Brolin (O Gângster, Onde os Fracos Não Têm Vez) relutou em fazer o papel dele na recente adaptação cinematográfica.

Para a trilha de Jonah Hex, o diretor Jimmy Hayward, resolveu fazer diferente e convidou a banda Mastodon para fazê-la no outono de 2009. Ao longo da carreira, essa banda americana tem sido taxado de “metal progressivo” por conta de músicas longas e intricadas e uma fixação por álbuns conceituais, com temas que vão desde Moby Dick até a Rússia czarista dos tempos de Rasputin. O Mastodon rapidamente se tornou uma das promessas do heavy metal 2000 depois de Leviathan (2004) vender 100,000 cópias nos Estados Unidos; mas foi o seu álbum seguinte, o Blood Mountain (2006), que fez Hayward virar um fã.

Diferentes da complexidade infernal dos álbuns do conjunto, Revenge Gets Ugly é radicalmente minimalista. A trilha foi composta em apenas duas semanas, improvisada em cima das cenas do filme, uma experiência inédita para o quarteto de Atlanta. O baixista, Troy Saunders, descreve a música como “nauseante”, citando Melvins, Pink Floyd e a trilha do elogiado Dead Man (1995), de Neil Young, como inspiração.

O parto da trilha, no entanto, foi traumático. O Mastodon, inicialmente, tinha ficado de colaborar com John Powell, que compôs as trilhas de Shrek (2001) e a trilogia Bourne (2002-2007). Os atrasos da Warner Brothers forçaram Powell a sair, e a produção contratou um especialista de filmes de terror, Marco Beltrami, ganhador de um Oscar por Guerra ao Terror (2009). Beltrami é uma boa escolha, até porque já trabalhou com roqueiros antes – ele e Marilyn Manson fizeram uma parceria para a trilha de Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002). Apesar disso, parece que os dois campos não se entenderam. Beltrami queria uma abordagem mais sutil, em contraste com o som barulhento do Mastodon. A banda teve de voltar à estaca zero e, pra piorar, esse novo arranjo coincidiu com a turnê do grupo, o que dificultou estupidamente a comunicação entre o Mastodon e Beltrami.

De qualquer sorte, a música do Mastodon casa bem com o mundo sombrio de Hex, sempre envolto em pólvora e morte. Só espero que essa experiência traumática não faça a banda esquecer o mundo do cinema. Enfim, deixemos as palavras de lado e passemos ao som!

O Cinema Detalhado não disponibiliza links pra download. Se quiserem ouvir a trilha, mandem uma mensagem pra mim que eu a envio via e-mail. Obrigado.

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...