Crítica: Trainspotting – Sem Limites (trilha sonora)

15 de julho de 2010 5 Comente Aqui!

É difícil explicar pra alguém que mal tinha idade pra votar em 1996 a sensação de ver Trainspotting pela primeira vez. Ele é um daqueles raros filmes que conseguem falar pra uma geração inteira: foi, sem exagero, o Juventude Transviada (1955) ou o Easy Rider (1969) do final de milênio. O grande mérito de Trainspotting é abordar a questão do uso e abuso de substâncias ilícitas – a heroína, diga-se – não com o pânico moral de sempre (“o mal do século”), mas como um objeto de consumo. (Afinal, o que é consumismo senão um vício?) Trainspotting foi o filme mais impactante da década, só atrás de Matrix e Pulp Fiction. Carreiras se firmaram onde passou: Trainspotting catapultou Ewan McGregor para a fama internacional e o diretor, Danny Boyle (Cova Rasa, Quem Quer Ser Um Milionário?), revitalizou quase sozinho o cinema inglês.

A trilha de Trainspotting era o manual do hipster britânico: temos Britpop lado a lado com electronica e os eternos baluartes do cool: Iggy Pop, David Bowie e Lou Reed. Outros membros da realeza anglófila dão as caras. Brian Eno, o eterno produtor do U2, aparece com uma faixa do documentário Apollo, parte de uma trilha composta exclusivamente por ele. (Excelente, por sinal.) A etérea “Deep Blue Day” é usada (mui sarcasticamente) numa cena nojentíssima: o mergulho do protagonista, Mark Renton (McGregor), na privada da mais podre da Escócia, em busca do seu supositório de ópio. O Primal Scream – a banda que melhor casou acid house e Rolling Stones – nos brinda com “Trainspotting”, um instrumental de 10 minutos de duração. Do New Order ouve-se um dos seus primeiros hits, “Temptation” (1982), justo daquela época onde eles conseguem superar o legado do Joy Division. Faixa solo do líder do Blur, Damon Albarn, a excêntrica “Closet Romantic” fecha o álbum.

Os grandes beneficiados com a glorificação – e bafafá – que o filme atraiu foi o trio Underworld. Depois de Dubnobasswithmyheadman (1994) botar as Ilhas Britânicas em polvorosa, o Underworld viveu seu grande momento em Trainspotting com “Born Slippy [NUXX]”, que atingiu o topo das paradas inglesas. Irônico, considerando que essa música era o lado-B de um compacto inexpressivo. Segundo Karl Hyde (vocalista / letrista / guitarrista / programador), o bate-estaca ensurdecedor e a letra autobiográfica de “Born Slippy” emulam o raciocínio fragmentado de um alcoólatra.

A trilha sonora de Trainspotting é bem pensada e flui naturalmente. Ela consegue traduzir musicalmente as vivências do filme – os dramas de seus personagens, suas aventuras, seus momentos de revelação. Além disso, ela captura a música pop britânica num grande período. “E os americanos?”, alguém pergunta. Respondo: Iggy Pop e Lou Reed caem como uma luva; ouçam Blur, Elastica, Pulp, Sleeper e perceberão o quanto o rock inglês deve a esses yankees pioneiros. A música eletrônica do Bedrock, Leftfield e Underworld, até então confinada na Europa, estoura mundo afora logo depois do lançamento de Trainspotting. Enfim, por essas e outras ela é considerada uma das melhores trilhas já boladas. Impecável, até. Exercite seu ouvido e descubra o por quê.

O Cinema Detalhado não disponibiliza links pra download. Se quiserem ouvir a trilha, mandem uma mensagem pra mim que eu a envio via e-mail. Obrigado.

5 Comente Aqui! :

  • Jardel Nunes disse...

    Tanto o filme quanto a trilha são ótimos... por acaso, se não me engano, essa é uma das únicas trilhas sonoras que tem volume 1 e 2.

    Ah, e ainda bem que eu fui olhar Trainspotting quando já tinha uma idade adequada. hehe

    Abraços

  • Clenio disse...

    Olá...

    Eu já tinha lido esse texto no "Confraria" quando postei o meu texto sobre o filme.

    A trilha sonora de "Trainspotting" é quase uma personagem a mais do filme, pontuando com ironia e vibração cada momento - dá pra esquecer a cena inicial com "Lust for life"??? Não dá, não...

    Escrevi sobre esse filme no meu outro blog, também, mas com outro enfoque, dá uma olhada:

    http://lennysmind.blogspot.com/2010/03/filmes-que-mudaram-minha-vida.html

    Abraços
    Clênio
    www.lennysmind.blogspot.com
    www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...