Crítica: Rio

11 de abril de 2011 2 Comente Aqui!


Depois de fazer enorme sucesso com a trilogia de A Era do Gelo e de nos apresentar um trabalho interessante com Robôs, o Brasileiro Carlos Saldanha decide fazer uma homenagem às suas origens e nos apresenta uma belíssima animação, que se passa na cidade do Rio de Janeiro. Para participar da produção, um elenco de peso foi contratado e os responsáveis pela dublagem dos personagens são: Jesse Eisenberg (A Rede Social), Anne Hathaway (O Amor e Outras Drogas), Rodrigo Santoro (300), Leslie Mann (Tá Rindo de Quê?), Jammie Foxx (Um Parto de Viagem), Will.i.Am (X-Men Origens: Wolverine) e Tracy Morgan (Golpe Baixo).

A trama envolve a vida de uma Arara Azul, que ainda pequena foi raptada para ser vendida, mas que por obra do destino, termina sendo encontrado por uma garotinha que lhe jura amor eterno. 15 anos depois do acontecimento, eles continuam juntos e vivem em harmonia. Por obra do destino, certo dia um estudioso de aves aparece e sugere para Linda, a garotinha já crescida, que façam uma viagem para o Rio de Janeiro, aonde está a última fêmea da espécie de Blu, sua arara azul. Depois de muito refletir, eles decidem encarar esta aventura e Blu começa uma aventura para conquistar a fêmea, fugir de bandidos e ainda estar próximo de sua amada dona.

O grande mérito do filme está em seu visual. As cenas são muito realistas e quem conhece a cidade maravilhosa fica boquiaberto com a capacidade que tiveram de reproduzi-la. As cores são muito bem trabalhadas e junto com as canções elaboradas, para servir de trilha sonora, fazem com que o espectador se sinta alegre e envolvido com a produção. Outro grande ponto positivo está na forma como seus personagens são aprofundados e carismáticos. Aos poucos vamos ganhando intimidade com as aves e passamos a desejar que seus objetivos se alcancem. Não posso dizer que a produção é perfeita, pois julgo seu roteiro pouco inovador e ousado como se espera de uma produção deste nível. Sabemos o início e conhecemos o fim sem precisar de muito esforço.

Apesar de ter detectado esta falha na produção, considero que seja um filme para toda a familia se divertir. A produção é bastante leve, animada e engraçada. Algumas tiradas são inteligentes e o humor ainda é a grande válvula que mexe com produções deste tipo. Alguns nacionalistas estão irritados com o fato de tudo acabar em samba no Brasil, com o fato de um segurança de aves raras está apenas esperando o momento certo de de vestir sua fantasia e outras coisas, mas acho que isso é besteira e apenas atinge aqueles que vão nas salas procurando polêmica. É verdade ou não que em semana de carnaval o país para? Eu sou de Salvador e sei como isso funciona. É um momento nosso de alegria e pode ser retratado sim.

Assistam o filme e se tiverem filhos, afilhados ou crianças na casa, podem levá-los, pois garanto que irão se divertir demais.

Nota: 9,0


Trailer do Filme:

2 Comente Aqui! :

  • Cine Mosaico disse...

    Eu achei o filme apenas razoável. Não sou daqueles que entra na sala procurando polêmica, mas esperava uma visão menos caricata do Brasil, afinal Saldanha nasceu aqui. Gangue de Macaquinho é coisa de "Os Simpsons". Fora isso, o filme consegue agradar o grande público. O visual do Rio está encantador e foi isso que mais me impressionou.

    Ps' O 3D não vale tanto a pena.

    :: João Linno ::

  • Anônimo disse...

    Ainda vou ir assistir esse filme,
    Troquei meus bônus que ganho por acessar a internet com o discador da inteligweb, por um par de ingressos para assistir Rio em 3D. Quero muito vê-lo, principalmente pela criticas!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...