Crítica: Bruna Surfistinha

2 de março de 2011 9 Comente Aqui!

Desde que assisti ao filme Besouro no ano passado fiquei traumatizado quando os publicitários brasileiros ganham a oportunidade de dirigir um longa nacional. Bruna Surfitstinha era muito aguardado por tratar da maior celebridade virtual tupiniquim e também por ter como protagonista a bela Deborah Secco. Sobe a direção de Marcus Baldini o filme até que não faz feio, mas não segue algumas coisas essenciais do livro de sucesso no qual se baseou (O Doce Veneno do Escorpião).

No longa aos 17 anos, Raquel se sente desajustada na escola, onde é ridicularizada pelos colegas, e em casa, onde vive em conflito com a família. Um dia, a menina de classe média toma uma decisão surpreendente: virar garota de programa. Ela foge de casa evai trabalhar sobe as dordens de Larissa (Drica Moraes - Quincas Berro D'Água ) num privê, onde as garotas moram e recebem clientes. Adota o nome de Bruna e fica amiga daquelas mulheres, como a intempestiva Janine. Ali conhece Huldson (Cassio Gabus Mendes - Chico Xavier), que vai se empenhar em tirá-la da prostituição.

De ingênua e desajeitada, Bruna se torna a garota de programa mais disputada do lugar e a que mais ganha dinheiro. Conhece a sofisticada Carol, que lhe mostra a prostituição de alto luxo, e aluga um flat para receber seus próprios clientes. A fama nacional vem quando, com o nome de Bruna Surfistinha, passa a contar num blog suas aventuras sexuais e afetivas como garota de programa. Mas Bruna vê seu dinheiro e sua saúde serem consumidos pela cocaína e quando chega ao fundo do poço, é hora de dar uma nova guinada em sua vida.

Uma coisa que me aborrece bastante nos filmes biográficos são as liberdades poéticas e infelizmente Bruna Surfistinha faz uso delas para deixar o filme dentro dos clichês. As ações de Bruna ficam amenizadas no longa, como a sua relação com a cleptomania e relação com o sexo usado como rebeldia. O uso de roupas de grife que essa utilizava na vida real inexiste e até o roubo de um colar de sua mãe que com o dinheiro ela compra coisas para si, no filme são passagens modificadas e que sustentam uma personagem muito vitimada. Outra passagens desnecessárias também são o encontro com o irmão e a ligação para sua casa, além de uma trajetória de redenção (a pessoa sofre, "sobe" na vida, despenca com seus próprios erros e depois se mantém-se estável e vive feliz para sempre - roteiro mais global impossível.)

Ainda que vivendo de clichês o filme é interessante especialmente por uma atuação segura de Deborah Secco, que consegue transitar pela tímidez e insegurança de Bruna até passar para uma mulher mais segura e sensual, ainda que a idade atrapalhe em alguns momentos de sua caracterização. O filme tem boas piadas também e conta com uma boa trilha sonora. Bruna Surfistinha não é um longa que vai revolucionar o mundo, mas vai ser divertido e ainda com as liberdades poéticas é interessante, um filme bem feito e de boa qualidade. Vale dar uma conferida.


Nota: 7,0


Trailer: 


9 Comente Aqui! :

  • Lula Tedesco disse...

    Belo texto. Fugiu do basicão. O Brasil precisa mesmo a fazer filmes mais comerciais. Ainda que suavizada e romantizada, nossa Bruna Surfistinha é muito mais prostituta que, por exemplo, a Vivian de "Uma Linda Mulher", que comparando com Bruna vira uma princesa Disney.

  • Tiago Britto disse...

    Curti o texto. Sobre a enorme quantidade de sexo, acho que poderiam dar uma aliviada. Algumas pessoas estão deixando de ir devido ao Boca a Boca sobre isso. Sei que é um filme sobre uma prostituta e que isso seria natural, mas poderiam ter dado um maneirado e atingido mais público.

  • Silvano Vianna disse...

    Obrigado pelos comentários Tiago e Lula. Lula o Brasil tem que fazer mais filmes, viver de novela não dá, é foda, ator de novela é um lixo.

    Renato - nem foi questão de atração mesmo, mas temos que falar dos filmes ainda que nem sempre seja um projeto tão interessante. Skyline ta aí para provar isso.

  • Anônimo disse...

    gostei bastante do filme... claro que o mesmo está longe de ser excelente, mas é um bom filme... escrevi sobre ele no meu blog, dá uma olhada lá

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

  • Anônimo disse...

    Eu gostei bastante do filme. Pra mim é aquele filme comercial que vale a pena ver, pra se divertir, aliviar um pouco a cabeça. Já li criticas falando que o enredo se perde, etc. Mas nao senti isso. Só nao entendi pq eles nao foram fieis ao livro, uma vez que isso é uma biografia. Enfim, indico esse filme aos que gostam dessas historias, e que sejam desprovidos de preconceito. Aos que reclamam de filmes comerciais, e que vem com 10 pedras na mão contra prostitutas.
    Um abraço ao pessoal do blog!

  • Cine Mosaico disse...

    Gostei do filme. As atuações de Deborah e de todo o elenco de apoio convence. Muita gente torce o nariz pela temática, mas achei o filme válido uma vez que o Brasil já teve a chance de conhecer Bruna por meio da mídia e do próprio livro dela.

    :: João Linno ::

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...