Crítica: RepoMen - O Resgate de Órgãos (Repo Men)

29 de janeiro de 2011 2 Comente Aqui!

Sempre acho difícil entender os critérios que levam alguns filmes a não ganharem a sorte nos cinemas nacionais e irem direto para as prateleiras dos DVDs. Repo Men definitivamente é um filme que se tivesse encarado os cinemas nacionais poderia ter feito algum dinheiro. A premissa é bem interessante e inovadora, misturando pitadas de Blade Runner com Vanila Sky, proporcionando ao espectador uma experiência bem singular.

Nesse filme futurista acompanhamos a vida de um ex-soldado (Jude Law) que trabalha como um cobrador, chamado de Repomen. Uma empresa chamada Union vende órgãos artificiais e caso o usuário não possa pagar, os Repomen são chamados para retomar a mercadoria. Os problemas dele se intensificam quando ele sofre um infarto e recebe um novo coração, mas não tem dinheiro para pagar o transplante e é perseguido pelo seu ex-parceiro (Forest Whitaker), também um Repomen.

O longa é dirigido pelo novato Miguel Sapochnik que trabalhou com curtas, clipes e dirigiu um episódio da famosa série House. O longa tinha bastante potencial e nas mãos de um diretor mais seguro e experiente poderia ter virado um novo clássico da ficção científica, mas termina caindo em pieguices que geram uma trama até legal, mas nada além disso.

O ponto forte fica mesmo para o elenco que conta com Jude Law (Gattaca, O Imaginário Dr. Parnassus, Sherlock Holmes) e Forest Whitaker que eleva bastante a qualidade desse trama, especialmente nos embates que envolvem os dois amigos. Alice Braga (Predadores) mais uma vez consegue pegar um belo papel em uma produção yankee e não faz feio, se tornando o par improvável de Law.

Como disse antes o filme tinha muito potencial, o roteiro é bem interessante assim como a premissa inovadora ajudam a conquistar a simpatia do espectador. O problema é que a direção poderia ter sido mais ousada ou poderia ter explorado outros aspectos do longa como questões que ligariam a polícia e a própria opinião pública sobre o trabalho da Union...mas infelizmente são coisas que ficaram de fora. Ainda assim Repo Men é belo achado nas prateleiras de locadoras, repleta de filmes que não tentaram a sorte nos cinemas por que não teria capacidade para cativar o espectador, coisa que este longa tem de sobra, se puder arrisque você também leitor.

Nota: 6,5


Trailer:


2 Comente Aqui! :

  • Silvano Vianna disse...

    Não tive notícias dizendo que ele fracassou lá fora, se for verdade pode ser uma possibilidade. A censura realmente tinha que ser alta, tinham coisas fortes para os adolescentes, especialmente a frieza como os "repomen" recolhiam os órgãos alheios.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...