Crítica: Clube da Luta (Fight Club)

31 de agosto de 2010 5 Comente Aqui!

O Clube da Luta é mais um dos grandes filmes dirigidos por David Fincher (Seven, A Rede Social) em parceria com Brad Pitt (A Árvore da Vida, Bastardos Inglórios, Megamente). O filme se desenvolve de uma maneira bem singular e assim como o sucesso Seven ele foi recebedido de formas distintas, sendo bem controversso. A película aborda temas bem complexos e muitas vezes é exageradamente violento, mas tem ótimos diálogos e aborda temas como consumismo, o fim do sonho americano, a falta de atitude e domínio das corporações sobre o homem.

Jack (Edward Norton - Homens em Fúria, O Incrível Hulk, A Outra História Americana) é um empregado de uma companhia seguradora de automóveis que passa boa parte do seu tempo com viagens e que sofre de insónia crônica. Sua vida muda quando o seu médico recusa-se a dar-lhe medicação para dormir e aconselha-lo a visitar a um grupo de apoio para testemunhar sofrimentos mais graves. Ele então assiste às sessões de um grupo de apoio para vítimas de cancer testicular e finalmente encontra uma libertação emocional que alivia a sua insónia. Ele torna-se viciado em ir a grupos de apoio e em fingir ser uma vítima, mas a presença de outro impostor Marla Singer (Helena Bonham Carter - Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, O Discurso do Rei, Alice no País das Maravilhas) perturba-o, e então ele negocia com ela para evitar o encontro com os mesmos grupos.

Depois de voar para casa após uma viagem de negócios, Jack encontra Tyler Durden (Brad Pitt), um vendedor de sabão que serve como um dos amigos descartáveis como ele costuma dizer. Após um acidente em seu apartamento eles encontram-se num bar, depois de uma conversa sobre consumismo acaba com Tyler a convida-lo para ficar em sua casa, mas antes ele pede para Jack lhe dar um soco. Jack e Tyler passam  a viver juntos e eles têm outras converssas sobre a sociedade e consumismo e mais lutas fora do bar, e estas atraem uma multidão de homens o que os leva fundar o Clube da Luta, composto por 8 regras.

As 8 regras do Clube da Luta
1 - Não comente sobre o Clube da Luta.
2 - Nunca, jamais, comente sobre o clube da luta
3- Quando alguém gritar "pára!", sinalizar ou desmaiar, a luta acaba.
4 - Somente duas pessoas por luta.
5 - Uma luta de cada vez.
6 - Sem camisa, sem sapatos.
7 - As lutas duram o tempo que for necessário.
8 - Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar!

Clube da Luta é um filme que não foi apreciado corretamente e por isso infelizmente teve uma má perfomance no cinema nacional. Parte desse problema deve-se ao estúdio que não acreditou muito na rentabilidade do projeto e pecou tanto na distribuição do mesmo como na forma como o divulgou, mas tal fato foi corrigido no mercado de locação onde o filme ganhou status de Cult devidamente. Outra coisa que prejudicou no brasil, foi aquele incidente em que um rapaz invadiu os cinemas e saiu metralhando as pessoas em SP, o filme aqui ficou marcado por este evento infelizmente.

Vale e muito dar um conferida nessa obra para abrir os olhos para as críticas sobre o comportamento do homem nos anos 90 e a sua passividade frente a sociedade. O filme conta com vários diálogos muito interessantes e questionadores sobre a nossa realidade consumista e subserviência as grandes corporações.  As atuações são muito boas, a trilha sonora é excelente, assim como a fotografia e o filme se desenvolve de forma surpreendente tendo um final bastante original, sendo também considerado por muitos críticos (eu me incluo neles) um dos melhores filmes da década passada.

Nota: 10


Trailer:

5 Comente Aqui! :

  • Hugo disse...

    É um filmaço, com ótimo roteiro, violência, drama, tudo para fazer dele um clássico.

    Aqui no Brasil o filme perdeu público também porque o maluco chamado de "Atirador do Shopping", atacou as pessoas durante uma sessão deste filme em SP.

    Depois disso parte da imprensa que adora um sensacionalismo e o falso moralismo, chegou a criticar a violência do longa pelo acontecido, o que é um absurdo sem tamanho.

    Abraço

  • Zé Felipe Sá disse...

    "Clube da Luta" é, sem dúvida, uma das melhores coisas que já vi. Muita gente se pegou nas cenas de pancadaria ou do "fascismo" de Tyler Durden (burrice) e perderam, por assim dizer, a "filosofia atrás da porrada". "Clube da Luta" faz uma das melhores críticas que eu já vi sobre a sociedade contemporânea, onde o malvado capitalismo invade nossa privacidade e nos molda pela ética de mercado, reduzindo pessoas a objetos de consumo...

    Um filme com diálogos brilhantes, excelentes atuações e a direção impecável de um mestre, David Fincher.

  • Jardel Nunes disse...

    Um dos grandes filmes da história do cinema. Recomendação básica para todos que querem se aprofundar mais na 7ª arte.
    Uma pena é ter tantas histórias de atentados, vandalismos, etc, relacionados ao filme.

    Abraços

  • Mateus Souza disse...

    Muito bom filme. Cult no real sentido da palavra - obra não bem recebida em sua época de lançamento que agora ganhou grandes fãs. O filme foi vendido de forma errada. Não é um filme para o grande público. Vale mesmo conferir.

    Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...