Crítica: Tudo Pode dar Certo (Whatever Works)

3 de junho de 2010 5 Comente Aqui!


Sendo hoje mais um feriado, decidi ontem ir ao cinema assisti mais um filme. Desta vez a película que era o trabalho Whatever Works (Woody Allen).

Me desculpem, mas durante toda a postagem irei falar o nome do filme em inglês. Sua tradução muda bastante o intenção do diretor ao tentar dizer " Qualquer coisa está bom" e passa a remeter " Tudo pode dar certo". Tradução fraca essa não é mesmo?

Antes mesmo de entrar na sessão, muitas foram as pessoas que me disseram que não gostaram e que acharam a narrativa muito lenta. Não sei se foi por já ter entrado no cinema com essa expectativa, mas terminei gostando bastante do filme. Woody nos apresenta mais um filme abordando o amor de forma complexa e também um forma de ver a vida diferente. Seu roteiro está muito bem feito, seus personagens estão muito bem elaborados e seu trabalho mais uma vez está muito bom. Lado negativo é o que todo mundo me disse e que é a mais pura verdade. O filme muitas vezes é lento demais e tira o foco do espectador. Não estou dizendo que a obra é muito devagar, mas ela precisa que você se envolva demais em certos momentos.

O filme aborda a vida de Boris Yellnikoff, um coroa que já perdeu a vontade de viver e que para ele tudo está bom como está e nada precisa mudar, tudo funciona como tem que funcionar, a raça humana é imprestável, a ganância é maior que tudo e toda a definição de democracia, direito, poder são falhas por esquecer que o ser humano é trapaceiro com sua própria raça e uma espécie perdida. Em meio a mais um dia comum ele encontra em sua lata de lixo uma menina que ao receber seus cuidados começa a mostrar que a vida ainda pode ter novidades...Estranho isso? Imaginem o cara pular duas vezes da janela de sua casa e não consegui morrer?

Nem tudo terá muito sentido, Nem tudo será perfeito, mas o trabalho está muito bem feito e vale a pena ser visto! Ah! e vocês logo vão perceber que estarão ao lado de Boris no Cinema...é...vão lá e confiram! Ele também é um espectador!

Nota: 8,0

Trailer do Filme:

5 Comente Aqui! :

  • Jraphael disse...

    Esse é um daqueles momentos em que agradeço a Britao pelo blog. Certamente sem ter lido a crítica aqui na busca por um filme legal para assistir, jamais teria tido a oportunidade de assistir esta obra.

    E, kra, me surpreendi. O filme passa com uma fluidez impressionante, como uma bem trabalhada orquestra, e neste sentido consegue apresentar situações que de outro modo seriam vistas como forçadas e absurdas, com uma naturalidade que impressiona.
    Nada no filme parece forçado, ele passa cômicas de forma leve e irônica, sempre passando alguma mensagem interessante.

    Acho que a escolha de Larry David, um conhecido comediante stand-up ianque, foi mais que acertada. E assim passa o filme, como uma peça bem estruturada. Há uma mensagem sendo passada a todo momento (Whatever Works) mas sempre de forma sutil e descontraída.

    Há uma fuga dos padrões hollywodianos, sem duvida, obras como estas são raras e devem ser valorizadas qd encontradas.

    Valeu britao! Entrou nos meus filmes favoritos!

  • Silvano Vianna disse...

    Bom filme, só agora pude conferir.
    Gostei muito, o Boris é incrivelmente ranzinza, mas um boa praça já diria um yankee demecrata. O enredo é bem legal, apesar de algumas coisas meio previssíveis mas bem interessante.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...