Crítica: General Nil (Generał Nil)

19 de dezembro de 2010 2 Comente Aqui!

Desde que fiz o post sobre o Festival de Cinema Polonês, fiquei devendo uma crítica sobre o único filme que consegui assistir do festival. Dirigido por Ryszard Bugajski que tem alguns filmes para TV, mas teve em A Verdade de Um Sonho (1991) o seu trabalho mais conhecido. Os atores presentes também são poloneses onde se destaca Olgierd Lukaszewicz que faz o papel principal que participou do queridinho da crítica Não Matarás (1998).

A história apresentada no filme de Ryszard Bugajski é uma tentativa de reconstrução dos últimos anos da vida do legendário comandante do Kedyw (Comando da Diversidade do Exército Nacional), general de brigada August Emil Fieldorf, apelidado de “Nil”. O conto começa no momento da sua volta de um campo de trabalhos forçados na União Soviética, onde foi mandado depois da sua detenção em 1945 pelo NKVD e acaba com a execução da sua pena de morte numa prisão de Varsóvia no inverno de 1953. O filme é acompanhado pelas retrospecções do período da ocupação nazista e as atividades conspiradoras do General, em particular, o atentado ao carrasco de Varsóvia, o general nazista Franz Kutschera.

Os pontos fortes do longa são uma atuação impecável de Lukaszewicz impressiona pela simplicidade com que consegue levar para as telas todos os sentimentos e pensamentos do General Nil. A segurança do ator faz com que o filme que é bastante pesado e aborda temas fortes ganhe um impacto ainda maior para os espectadores. O roteiro ficou bem orquestrado também, assim como a fotografia e o figurino que conseguem captar o clima de uma época sombria para o povo polonês.

Para completar a trilha e direção fazem com que a maioria desses atores desconhecidos para nós consigam tornar essa história tão distante de nossa realidade mais íntima e pessoal, cativando e conquistando o espectador. No decorrer do longa dificilmente alguém não se sentirá tocado ou não ficará emocionado com essa que é mais uma das histórias tristes e sangrentas das ditaduras que dominaram o mundo pós II Guerra Mundial. Um filme que vale ser visto pelos amantes da história e de um cinema de ótima qualidade, totalmente fora do contexto hollywood.

Nota: 8,8


Trailer:

2 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...