O que é foi festival:
Aproveitando para estreitar os laços de amizade entre a Polônia e o Brasil além de promover filmes que não entraram no nosso circuito. É mais uma oportunidade para os soteropolitanos verem filmes que não chegam ao Brasil. Como define a divulgação do Festival: "Serão apresentados filmes de vários gêneros, selecionados com a finalidade de mostrar o perfil do cinema contemporâneo polonês".
Serão sete filmes realizados entre 2004 e 2009, todos inéditos no Brasil e de gêneros diversos. O Festival terá ainda a exibição especial de um clássico da década de 1980 – a comédia "Ursinho" – que zomba do sistema político da época, mostrando absurdos do dia-a-dia dos anos 1970 e 1980 na Polônia.
Crítica do Cinema Detalhado:
Lamento que não consegui assistir muitos filmes, só pude conferir ao último General Nil (depois eu farei uma crítica exclusiva do mesmo), que por sinal foi muito bom. Acho que a produção do festival poderia te-lo estendido as outras salas do Circuito Sala de Arte, digo isso porque os filmes foram exibidos exclusivamente na UFBA. Seria interessante também que os filmes fossem exibidos mais de uma vez dando a oportunidade de mais pessoas assistirem a estas películas.
Infelizmente como ocorre com o circuito alternativo a divulgação foi fraca e o público foi muito pequeno o que é uma pena para o festival que justamente se propôs a mostrar um pouco mais da cultura deste povo. Mas ainda assim sempre é louvável ações como essas, em breve teremos um festival de filmes espanhóis que apesar de serem mais acessíveis espero que abarquem filmes que não são vistos aqui no Brasil e diretores desconhecidos do público tupiniquim.
Link do Festival - http://circuitosaladearte.wordpress.com/2010/11/01/festival-de-cinema-polones/
1 Comente Aqui! :
Lamento não ter conseguido assistir mais filmes do festival. Só consegui ver um.
Também fiquei triste em ver a sala vazia. Precisamos prestigiar esse tipo de iniciativa! Precisamos apreciar a cultura de outros países! Desintoxicar um pouco do cinema americano!!!
Postar um comentário