Critica: Tyson

30 de maio de 2010 5 Comente Aqui!

Demorei bastante a por as mãos nesse documentário e teimava em não assiti-lo preterindo outras obras a ele. O filme dirigido por James Toback cujo o trabalho mais conhecido é Bugsy (1991), nos leva a conhecer um pouco mais sobre a vida desse lendário lutador. Gostei muito da forma como ele aborda a vida de Tyson, tentando contar a sua trajetória de uma forma bem sincera e crua, a fotografia ficou bem legal assim como a edição que contribui para dar um ar interessante a obra.

O documentário TYSON é o retrato íntimo e emocionante de um Mike Tyson, contado pelas palavras do próprio ex-campeão peso pesado e dirigido pelo diretor independente James Toback. Em TYSON, Mike Tyson examina sua própria vida, dentro e for a dos ringues, com candura, eloquência e vulnerabilidade, o que é, à vezes, pungente, outras vezes engraçado, mas sempre extremamente honesto.

Por meio de uma hábil mistura de entrevistas originais, filmagens e fotografias de arquivo, surge um ser humano surpreendentemente complexo. O filme cobre desde as primeiras memórias de Tyson sobre sua infância nas ruas violentas do Brooklyn, sua entrada no mundo do boxe, sem deixar de passar por sua aventura no mundo da fama internacional e suas vitórias e derrotas.

O filme é muito mais que um documentário sobre um ex-campeão peso pesado – é a história de um controverso ícone do esporte que se tornou uma lenda, uma figura que despertou questões de raça e de classe e um homem que saiu das circunstâncias mais precárias rumo a uma carreira sem limites, seguida de destruição causada pelo excesso de auto-confiança, como um personagem de uma tragédia clássica.

Gosto muito de um documentário quando ele me faz conhecer mais sobre alguma história, especialmente quando ele nos leva até outros lados de uma realidade que não conhecemos. Nesse filme o diretor foi muito hábil a saber tratar um ídolo, um mito, mas sem separar o homem, os seus defeitos, fazendo com que o espectador consiga se conectar com a vida desse cidadão do mundo em vários momentos de sua vida. É fácil notar que hoje o homem Mike Tyson está muito mais sóbrio e assertivo sobre a sua própria vida e esse contraste de momentos é muito interessante. A todos aqueles que gostam de documentários ou querem conhecer mais um pouco sobre a sua história é uma boa pedida.


Nota: 8,3


Trailer:

5 Comente Aqui! :

  • Silvano Vianna disse...

    Nekas o filme foi concluído em 2008, mas só chegou no Brasil em Janeiro de 2010, não sei como foi a sua destribuição no restante do mundo. Mas achei a obra bem interessante e é voltada justamente na fala de Mike Tyson sobre a sua vida, revelando cosias interessantes e ele é bastante sincero ao longo dela, muito bom como uma obra para saber mais sobre esse mito, como documentário é razoável.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...