A Outra História Americana (American History X)

25 de maio de 2010 2 Comente Aqui!

O filme que recomendo essa semana é um pouco mais antigo, datado de 1998 foi o primeiro e único dirigido por Tony Kaye também conhecido como o pianista da lendária banda de rock progressita Yes. Desde que ví pela primeira vez me tornei fã de carteirinha de Edward Norton que esta magnífico, o roteiro também é muito bom e foge bastante dos filmes piegas e previsíveis de hoje. Na época rendeu uma indicação ao Oscar para melhor ator e foi indicados a outros prêmios menores para roteiro também, um filmaço que para mim foi pouco valorizado pela mídia especializada e também pelo público.

O filme aborda a história de Derek Vinyard (Edward Norton), jovem pertencente a uma família abalada pela perda precoce do pai, um bombeiro, que ao tentar apagar um incêndio num bairro negro acabou por ser baleado por marginais. Incitado pelo seu ódio aos negros e às minorias, Derek torna-se líder de um grupo violento Neo-nazista, e numa referência para os jovens brancos e excluídos do seu bairro, que o idolatram e seguem o seu pensamento. É preso após matar brutalmente dois negros que tentavam roubar a sua camionete em frente à sua própria casa, na presença de Danny Vinyard (Edward Furlong), o seu irmão mais novo.

Na prisão, Derek conhece um outro grupo também de nazistas, mas discorda do chefe do seu grupo, que trafica drogas, porque vai contra os seus ideais nazis. Ao longo da sua pena vai percebendo que discorda com uso da ideologia que estes nacionalistas fazem, pois este tem como único propósito o "dinheiro sujo", fruto do narco-tráfico.

Depois disso, ele passa a reconsiderar seu conceito de raça superior e se aproxima de um negro, com quem trabalha na lavandeira da prisão e descobre que a única diferença entre ambos é o seu tom de pele. Quando sai, sem preconceitos, cheio de novos ideias pacifistas e liberais, vê que seu irmão mais jovem está trilhando o mesmo caminho que ele seguia antes, e Derek vai fazer de tudo para impedir que ele cometa esse terrível erro.

O filme é muito denso e muito sério, abordando temas importantes ainda nos dias de hoje sem pudores. A atuação de Edward Norton é fantástica uma das melhores que já assisti em minha vida com certeza, outro ponto positivo é Edward Furlong seu irmão mais novo que também esta sensacional. Um ator jovem e que prometia muito desde sua participação muito boa no Exterminador do Futuro 2, infelizmente sucumbiu ás drogas e as confusões da vida pessoal e não caminhou para ser o astro que se esperava.

Uma pena também o Tony Kaye não ter apostado mais no cinema, em sua primeira obra ele não deve nada aos grandes mestres da 7ª arte e sobre explorar o máximo do elenco que tinha em mãos. É um filme para quem gosta de cinema sério, com temas fortes e que não tem medo de pensar. O fato de não terminar na linha e todos viveram felizes para sempre também me agradou muito. Faz tempo que não vejo uma produção de bom nível e com dois atores tão bons tratando de coisas tão importantes de uma maneira envolvente e convincente.


Nota: 9,7

Trailer:

2 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...