Primeiramente gostaria de ser bastante claro e informar que não sou nenhum profissional do cinema e que as coisas que direi neste blog são as minhas opiniões sobre os filmes que assisto. O espaço para debates estará sempre em aberto e poderemos chegar a novas definições e alterações do que fora pré determinado. Outro aspecto importante é que não terei tempo, apesar de desejar, para ver todos os filmes que estarão em cartaz e assim sempre terão alguns desfalques de obras na discussão. Me chamo Tiago Britto e conto com a presença de vocês!
Existe melhor maneira de começar um blog sobre filmes do que comentar sobre cada um dos indicados ao Oscar 2010?
___________________________________________________________________
Guerra ao Terror:
Avatar:
Preciosa:
Educação:
Bastardos Inglórios:
Este filme é um dos favoritos ao prêmio. Relata a história de um soldado americano que se encontra no Iraque para fazer o desarmamento de bombas. Esta obra é indicada para aqueles que gostam do tema de Guerra. Na verdade ele não me empolgou tanto como empolgou aos críticos. Acho que está entre os favoritos, pois relata o patriotismo americano e a entrega de um soldado em prol do seu país. As cenas são emocionantes durante muito tempo, porém considerei que elas se tornam repetitivas. Um ponto positivo para o filme é que não vemos entre os recrutas o amor que vemos em grupos formados em filmes do gênero. Soldados inferiores cogitam matar o seu superior para não correr maiores riscos de vida. Acho que apesar de não ser tão grandioso para mim, vale a pena assistir.
Avatar:
Meu favorito e minha torcida. Muitos vão dizer que a história do filme já é algo manjado em Hollywood e eu concordo plenamente com isso. A questão é que o filme é completo, demonstra cenas de ação perfeitas e momentos de tensão no ponto certo, além de efeitos especiais maravilhosos. Paguei para assisti esse filme duas vezes, pela sua riqueza de imagens. A história relata a busca de uma pedra que vale milhões em um mundo denominado de Pandora. Deste simples enredo surgiram em mim à paixão pelos Navi (povo de Pandora) e por seus costumes, o personagem principal vai crescendo na história e obtendo a mesma paixão que eu pelo povo nativo. Aí? É melhor vocês conferirem por que senão vou terminar contando o filme todo aqui.
Preciosa:
Preciosa me lembrou muito aos filmes nacionais, que mostram o sofrimento do povo mais humilde e os problemas de sua vida. É impossível não ter pena da personagem principal. Clairece tem uma mãe que lhe odeia por acreditar que ela lhe roubou o namorado. Namorado este que é o pai da menina e que lhe estuprou diversas vezes se tornando, aliás, pai de seus dois filhos. Clairece é uma menina completamente fora dos padrões de beleza e que sonha ser uma cantora e dançarina e isso vai ficar apenas no sonho, pois a dificuldade de aprender e o fato de não saber ler nem escrever lhe impedem de ao menos começar a tentar. Quando as coisas pareciam que ia tomar um rumo? Tudo muda e sinceramente? Não gostei do final. Palmas para M'onique que merece o Oscar de melhor atriz coadjuvante, pois conseguiu transparecer a falsidade de uma mãe interesseira e que odeia a pró pia cria.
Educação:
Este é um filme mais lento e que fica mais para um público cult. Conta à história de uma menina que sonhava entrar em uma renomada faculdade, mas que começa a perder o rumo após conhecer um homem mais velho. Após esse primeiro encontro Jenny começa a ter acesso a coisas que jamais pode vivenciar. Participou de Leilões, viu obras de artes e grandes museus e aprendeu também alguns segredos da vida. A grande dúvida é..de onde vem o dinheiro que bancava tudo isso? Seria o seu mais novo amor realmente quem parece ser? Achei esse filme também com uma história clichê, mas foi até muito divertido de assistir.
Bastardos Inglórios:
Não assista a este filme após uma refeição, mas também não deixe de assistir. Quem conhece os filmes de Tarantino sabe que em suas obras tem de ter cabeças voando, sangues jorrando e cenas muito pesadas. O filme conta a história dos tempos de Hitler e de sua perseguição aos Judeus. Clichê? Não nem um pouco... O roteiro muda até o que realmente aconteceu, para fazer esta obra mais sensacional ainda. Brad Pitt está muito bem no papel do tenente Aldo e o ganhador do Oscar de ator coadjuvante vem deste filme, aposto fortemente nisso. Christoph Waltz... Parabéns por ser o vilão que eu mais odiei em 2009, parabéns por ser tão irritante neste filme! Oh carinha chato rapaz! Que atuação.
Amor sem Escalas:
Um das melhores comédias românticas que eu já vi. O filme conta a história de um consultor que trabalhar em uma empresa que tem o dever de demitir pessoas. Pouco é o tempo que ele passa em casa e ao contrário de muitos que iriam odiar esta situação, ele adora. Seu maior objetivo é o de juntar 10 milhões de milhas e seus planos começam a ir por água abaixo quando uma jovem é contratada e chega a sua companhia cheia novas idéias. Idéias estas que farão com que não haja mais a necessidade de viagens. Nosso amigo Ryan então não gosta nada disso e em uma das suas últimas viagens acredita ter encontrado o verdadeiro amor. Sério este filme não é uma comédia romântica qualquer, acredito que não ganhará o Oscar, mas merece ser assistido por todos.
Um Sonho Possível:
Filme emocionante este e que consegue sensibilizar a todos. Esta obra é baseada na vida real de Michael Oher, um menino pobre, negro e sem nenhuma perspectiva de vida. Devido a seu porte físico, um treinador de futebol americano fez todos os esforços para que um grande colégio da região lhe admitisse como aluno. A questão é que para participar de eventos esportivos, os alunos deverão ter boas notas e esta realidade esta fora de questão para o nosso querido Michael. Deslocado na sua nova vida e sem nenhum lar o pobre menino começa a ser ajudado por uma família rica e começa a mudar o rumo de sua vida e o da vida daqueles que estão ao seu redor. Sandra Bullock já ganhou o Globo de ouro pela sua atuação e é uma das minhas favoritas para levar a estatueta também. Assistam a este filme! Grande lição de vida!
Distrito 9:
Direitos humanos a alienígenas? Apenas uma alusão ao preconceito que muitos enfrentam e que muitas pessoas hoje em dia são tratadas como seres de outro mundo e comprovam cada vez mais que não somos todos iguais. O filme conta a história de um funcionário que tinha o que dever de controlar esses seres e que termina sendo contaminado e transformado pouco a pouco naquilo que ele mesmo fazia questão de destratar. Vivendo do outro lado ele começa a perceber que os outros seres querem apenas ser aceitos e tem a grande vontade de voltar para casa. Esse filme é muito excêntrico e totalmente inovador, não acho que tenha a menor chance de ganhar o Oscar e acho até que a sua indicação se deu mesmo por ser um filme de Peter Jackson. Assista só se tiver paciência e gostar de ver coisas gosmentas falando coisas que ninguém entende. Se já assistiu? Faça a alusão dos ETS com os menos valorizados financeiramente e pare de ser tão preconceituoso com estes. Lembrem-se poderiam ser vocês ali.
Up – Altas Aventuras:
Fui ao cinema assistir este filme acreditando que estava pagando para ver a mais um filme de criança e me enganei. Saí da sessão pasmo com a qualidade que este filme tem. As mensagens são transmitidas de maneira simples e bonitas. Ver a evolução de um velho rabugento a um senhor querido e amado é sensacional. Aprender a não adiar aquilo para o dia seguinte e partir sempre atrás do seu sonho foi algo também bastante rico do filme. Não ganhará o Oscar de melhor filme, mas pode ficar com o título de melhor animação, pois este é merecido demais. UP uma lição de vida!
Um Homem Sério:
Quem é bom também erra. Sério mesmo esse filme é muito devagar! Quase parando! As pessoas gostam de endeusar as coisas feitas pelas pessoas consagradas em sua profissão, mas como eu já disse que não sou profissional posso não gostar de determinadas coisas e defender minhas teoria sobre isso. O filme tem uma idéia interessante, mas terminar de assisti-lo é um desafio para poucos. Nele vemos o ator principal sofrer diversos problemas em sua vida e não tomar nenhuma atitude perante estes. Os filhos só lhe procuram para concertar a televisão da casa, o filho é drogado e a filha só fala em sair em sair com garotos. O irmão é descontrolado e vive de favores em sua casa, lhe dando diversos problemas. Sua mulher lhe traiu e ainda é necessário conviver com o alvo de sua traição. Tentam lhe subornar e as dívidas aumentam cada vez mais. Tudo isso poderia terminar em uma comédia maravilhosa, mas em minha opinião não passa de um filme chato e que só tem valor por ser dos irmãos Cohen.
2 Comente Aqui! :
bem, nao vi todos os filmes que vc falou.. mas dos q eu vi, descordo sobre a "critica" de Bastardos inglorios. Odiei o filme, achei que tem mais violencia do que precisa. E sobre distrito 9 achei bom. É uma nova visão, ja que todos os outros filmes de ETs trazem eles invadindo a Terra...
Do mais, parabens pela articulação. espero por mais textos seus!
Guerra do terro e AVATAR, esses sim são para os que eu estou torcendo o AVATAR É FODAO!
agora é fica na espectativa!
abraco otimas noticias
Postar um comentário