Crítica: Namorados para Sempre (Blue Valentine)

16 de fevereiro de 2011 3 Comente Aqui!

Promessa é dívida, e como falei ontem a Britto hoje sai a crítica de Blue Valentine, por razões que explicarei ao longo do texto vou preferir utilizar o nome do filme original. O longa dirigido por Derek Cianfrance sofre com os mais clássicos problemas da distribuição dos filmes em território nacional, o 1ª é má distribuição mesmo e suas datas estranhas, o que leva a este longa que tem indicações inclusive no Oscar a sair nos nossos cinemas apenas em Junho. O 2° é o clássico problema de tradução do título, que fica parecendo uma comédia romântica barata, quando na verdade se trata de um drama interessante, bem real e cru, coisa de cinema alternativo. 

O filme conta a jornada de um casal se encontra e se perde no amor. Inundados por recordações românticas, Dean  (Ryan Gosling)  e Cindy (Michelle Williams) passam uma noite tentando se salvar como um casal e representam este retrato honesto de um casal que se despedaça. O longa tenta ser bem real, não há espaços para muitas filosofas desnecessárias e não existem falas de efeitos nem ensinamentos mirabolantes, lições de vida coisas supérfluas para um cinema cru, como o que vimos na tela.

Dirigido por Derek Cianfrance especialista em documentários, o filme é muito bem feito com uma boa trilha, um roteiro interessante que leva o espectador a observar as mudanças nessa relação de uma forma incomum misturando passado e presente. A montagem (edição) esta magnífica, muito bem feita mesmo merecia até uma indicação aos prêmios nesse ano. Outro ponto positivo do filme são as atuações dos protagonistas Michelle Williams (A Ilha do Medo) ex-Dawson's creek e o seu parceiro de tela Ryan Gosling (Diário de Uma Paixão) estão realmente muito bem, especialmente a loirinha que esta concorrendo ao Oscar de 2011 como melhor atriz.

Blue Valentine é um bom filme mas o espectador tem que colocar em mente que vai assistir a uma produção do circuito alternativo, que é muito bem feito tecnicamente e não prima pela ação e sim pela qualidade. Por muitas vezes esse tipo de filme pode ser cansativo e parado para quem não esta habituado, mas quem for "arriscar" vai se defrontar com uma produção de muita qualidade. E ao contrário do que o título do longa em português sugere não se trata de uma comédia romântica e sim de um drama moderno sobre relações, amor e desilusões.

Nota: 7,7


Trailer:

3 Comente Aqui! :

  • Gisa disse...

    Olá meninos.. tenho acompanhado os comentarios de vcs e só vou ao cinema depois de ler cuidadosamente suas criticas sensatas!! Parabens..
    Adorei ver fotinhas de vcs...
    bj gisa

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...