Crítica: O Inverno da Alma (Winters Bone)

26 de janeiro de 2011 1 Comente Aqui!

Continuando nosso trabalho de análise da maioria dos filmes que estarão presentes, no próximo dia 27 de fevereiro, na 83° cerimônia do Oscar, comentamos agora O Inverno da Alma. Para quem não sabe este longa foi o vencedor do Grande prêmio do Juri do Festival de Sundance deste ano, concorrendo ainda a 7 prêmios do Independent Spirit ( Como se fosse um Oscar independente)  e indicado em 4 categorias do Oscar, entre eles o de melhor filme.

O roteiro está focado na história de Ree, uma jovem de apenas 17 anos que cuida sozinha de sua mãe louca e irmãos menores. Esta garota recebeu a informação de que seu pai, que havia sido preso, desapareceu após pagar fiança e que ele precisa aparecer no tribunal para julgamento. Para conseguir sair da cadeia, Jessup Dolly, pai de Ree, alienou todos os seus bens e com eles a casa em que a familia morava. Caso Jessup não compareça ao julgamento a casa em que mora será tomada e este é o motivo que leva a garota a sair em busca de seu paradeiro. Vivo ou morto Jessup Dolly precisa ser encontrando, caso contrário a já pouca esperança de sua familia irá se esvair de vez.

Filmes que ganham festivais, geralmente são feitos voltados para os críticos. Esse não é diferente, pois apesar de ter uma ótima proposta, é um filme muito lento e que termina perdendo um pouco da atenção de espectadores mais leigos. Friamente falando diria que estamos diante de um ótimo trabalho, com uma ótima montagem, maravilhosas atuações, realismo e desenvoltura. Um grandioso trabalho para críticos ou pessoas, como eu, que sabem o que está por vir e que ao aceitar assisti-lo sabem o que vão encarar.

As atuações são um ponto muito forte do filme e talvez o motivo de tanta baladação em torno da obra. Vou destacar de forma muito coesa e inquestionável, vide indicação ao Oscar, a atuação da jovem Jennifer Lawrence. Jennifer nos entrega um Ree Dolly muito competente com suas obrigações e capaz de fazer o filme acontecer de verdade. Cenas tristes, cenas pesadas e cenas muito densas são realizadas e interpretadas com um realce capaz de tocar quem assiste. Jennifer já ganhou o National Board de melhor atriz, sendo  indicada a diversos prêmios independentes e também ao SAG, Globo de Ouro(Veja os Vencedores) e Oscar(Lista Completa de Indicados). Ainda há no filme um excelente John Hawkes (O Gângster), interpretando o controverso tio da protagonista, e que também está concorrendo ao prêmio de melhor ator coadjuvante do Oscar.

Estando disposto a encarar um filme denso, lento e diferente, você irá se maravilhar com esta obra. Sou muito claro ao dizer que não será todo mundo que irá gostar. Eu gostei, mas como já disse, estava ciente do que iria assistir.

Nota: 7,5


Trailer do Filme:


1 Comente Aqui! :

  • Cristiano Contreiras disse...

    Sinceramente, eu esperava mais deste filme. Mas, a excepcional atuação de Jennifer Lawrence faz com que tenhamos prazer em acompanhar...não é que ele seja um filme lento, mas é que nada acontece; não parece desenvolver muitas questões ou conflito. Achei a direção muito convencional e não entendi a indicação ao Oscar de melhor filme.

    Mas, enfim, a Academia tem disso.

    abraço!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...