Amor Sem Escalas (Up In The Air)

6 de março de 2010 2 Comente Aqui!


Este filme aborda um tema bastante contemporâneo e eu gostei dele. O título brasileiro, pra variar, ficou horrível e a primeiro contato não me atraiu para ir a uma sessão de cinema. Sua indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado é merecida, mas daí a concorrer ao melhor filme do ano eu considero que seja exagerado. Fruto do trabalho do mesmo diretor do filme Juno, Jason Reitman, o filme demonstra um ótimo amadurecimento do cineasta e aborda muitos temas interessantes, misturando o humor, a tristeza e a solidão. Uma curiosidade é que o filme é inspirado em um livro de 2001 escrito por Walter Kim.

Logo conhecemos o personagem principal e pouco a pouco vamos entendendo quem ele é e quais seus principais objetivos na vida. Ryan Bingham (George Clooney) é o centro das atenções da obra, ele trabalha para uma empresa que demite pessoas. O processo é bem simples, os chefes não têm coragem ou pulso para demitir uma pessoa, aí ele liga pro patrão de Ryan e ele o manda para a empresa. Chegando lá ele se arruma numa sala e começa a chamar todo mundo que tem que demitir. Alguns reclamam, outros questionam e até lhe ameaçam de morte, mas Ryan gosta tanto do que faz e já tem tanta experiência que ele já sabe o que tem que fazer ou falar para cada situação que surge. Geoger Clooney está muito bem no papel e foi legal ter sido apontado como um dos concorrentes a estatueta.

A trama tem uma reviravolta quando duas mulheres entram em cena. A primeira é a versão feminina de Ryan e logo conquista um espaçinho no coração gelado do rapaz. Os encontros desse casal eram marcados de acordo com qual viagem cada um estaria fazendo. A outra é uma jovem contratada pela empresa que pretende revolucionar o mercado e dinamizar o processo de demissões, além de permitir que os funcionários passem mais tempo em casa. O grande problema é que Ryan adora ficar longe e ainda mais depois de conhecer seu par romântico Alex. Tudo que nosso personagem principal almeja é colecionar milhas e se tornar cliente especial por isso, Aliás, além disso o cara ainda da palestras dizendo para as pessoas tirarem os “ pesos” das costas e deixarem tudo que gere problemas de lado (leia aqui, família).

Sério esse filme merece ser assistido, sei que não agradou e nem agradará a todos, mas digo que será pelo menos um momento de reflexão para a aqueles que sem colocam o trabalho em primeiro lugar e esquecem dos momentos de alegria e prazer com a família e os demais do convívio social.

Nota: 8,5

Trailer do Filme:

2 Comente Aqui! :

  • Bruno Cunha disse...

    Concordo com a tua pontuação, aliás, foi igual à minha.
    Penso que é um feel good movie mesmo com algumas trsitezas pelo meio.
    Não podia deixar de concordar mais com o teu último parágrafo devido ao trabalho em primeiro lugar porque em primeiro deve ser viver, essa é a nossa prioridade, viver o melhor possível...

    Abraço
    Cinema as my World

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...