Um Sonho Possível (The Blind Side)

6 de março de 2010 0 Comente Aqui!



Hoje foi o dia dos filmes adaptados. Um sonho possível também é uma adaptação (Blind Side: Michael Lewis) e também é uma obra que eu gostei muito de ter assistido. Sabe aqueles filmes que a gente fica pensativo sobre o monte de gente que poderia ter tido uma oportunidade melhor na vida? Coisas desse tipo são comuns para mim, às vezes me pego analisando um cantor de boteco ou de bandinha desconhecida, alguém com imenso talento e que merecia ser valorizado, mas que está apresentando pra um monte de gente que nem olham para o lado, ou algum moleque que joga muita bola, mas esta pedindo esmola no semáforo. Essa á a temática do filme que conta a historia de vida de Michael Oher, astro da NFL.

Michael é filho de uma mãe viciada em crack e não tem a menor expectativa de vida. Big Mike (apelido de Michael), nunca teve um lar e sempre se demonstrou uma pessoa vazia e repleta de traumas. Certa vez o pai de um dos seus amigos resolve pedir ao treinador de futebol americano para aceitar e integrar o garoto a uma escola particular. Negro e grande como um urso, Oher causou um impacto ao treinador que logo lutou para que o aluno fosse admitido. O grande problema de tudo isso ai é que o menino nunca jogou futebol americano antes e não faz a menor de idéia de como faze-lo. Além dessa dificuldade para poder fazer parte da equipe era preciso tirar boas notas e isso realmente era algo difícil para ele.

No meio disso tudo Michael recebe a ajuda de uma mulher rica e mãe de dois alunos da mesma escola que o nosso aspirante a jogador. Ela lhe acolhe, dá abrigo e busca estimular o garoto a melhorar nos estudos. Os laços familiares vão aumentando e o menino logo será considerado mais um filho. Sandra Bullock vai muito bem neste papel e consegue emplacar dois grandes sucessos em um ano só. Depois da comédia a Proposta, Um sonho possível já lhe garantiu um Globo de Ouro e agora a meta é ganhar o Oscar (difícil, mas não impossível).

A indicação é legal, mas o filme apesar de maravilhoso poderia ter sido melhor, algumas cenas são feitas de forma mais “leve” do que deveriam e assim não causam o mesmo impacto que Preciosa causou. Saber que tudo isso é a mais pura verdade chega a me alegrar. Ver pessoas capazes tendo oportunidades? É realmente animador.

Já li muita gente falando mal do filme e dizendo que é narcisismo de americano. Acho isso a maior bobagem de todas, apesar de concordar que os americanos chegam a ser cegos de egocêntricos, considero que o filme deve ser visto e é uma boa lição de vida. Mostrar primeiro que o esporte realmente é uma vertente que ajuda a dar uma oportunidade às pessoas, mostrar que com colaboração, solidariedade e comoção podemos ajudar. Legal foi indicar o filme para meus pais e poder conferir eles se emocionando com cada vitória conquistada pelo urso negro gigante em frente a tv. Assistam ao filme sem olhos de preconceito e poderá se emocionar e se divertir com o “irmãozinho” de Michael que garante bastante risada.

Nota: 8,0

Trailer do Filme:

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...