Resenha de Filme: Wolfsburg

19 de julho de 2013 0 Comente Aqui!
"A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. Consciência pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo."

Na trama de Wolfsburg, durante uma discussão com a noiva, enquanto dirigia, Philipp Gerber atropela um garoto, que passava de bicicleta pela estrada de Wolfsburg. Ele freia o carro e, pelo retrovisor, viu o que havia feito, mas escolhe acelerar e partir, sem prestar socorro à vítima. Agora, Philipp vai ter que se resolver com a sua consciência.
É exatamente disso que o alemão Christian Petzold trata neste seu filme de 2003. Como lidar com sua consciência depois de ter ocorrido um fato que te deixou perturbado e que você, só você, pode se livrar desse fardo? E ainda por cima ter que passar por dificuldades no trabalho beirando sua demissão e transtornos em seu relacionamento conjugal. É com essas e outra armas que Petzold constrói este drama altamente poderoso. Diálogos curtos, melancolia, solidão, realismo e uma crítica sutil a sociedade capitalista contemporânea é o que você vai encontrar neste filme e na maioria dos outros filmes deste alemão que acabei virando fã. 

"Acredito que as pessoas de alguma forma são criminosas – e assim são todos os protagonistas dos meus filmes – ou que têm uma existência duvidosa ou uma falsa identidade, mentem naturalmente. Mas são nestas mentiras que elas informam quais são seus anseios. É isso que me interessa.", declarou o diretor em uma entrevista. Wolfsburg chega a ser sufocante e frio em alguns momentos, mas você ainda consegue se apegar aos personagens, em seus sentimentos, em suas angústias. O cinema alemão dando um banho de cinema.



Ficha Técnica:
Título no Brasil: Wolfsburg
Título Original: Wolfsburg
País de Origem: Alemanha
Direção: Christian Petzold
Roteiro: Christian Petzold
Produtores: Bettina Reitz, Caroline von Senden
Elenco: Nina Hoss, Benno Furmann, Antje Westermann, Astrid Meyerfeldt
Ano: 2003
Estreia: 25/09/2003

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...