Biografia: Roman Polanski

16 de julho de 2013 0 Comente Aqui!

Nome completo: Rajmund Roman Thierry Polański
Nascimento: 08/18/1933
País: França
Ocupação: Diretor/Produtor/Roteirista/Ator
Atividade: 1955 – presente

Resumo da História de Vida:

Nascido em Paris, Roman Polanski teve a infelicidade de se mudar com a sua família para a Polônia, que em breve conheceria os horrores da Segunda Guerra. As suas experiências quando criança, nesse tempo, moldaram para sempre o jeito soturno de fazer cinema do futuro diretor: os Polanskis - judeus - foram confinados no gueto da Cracóvia; a mãe de Roman morreu em Auschwitz; e o pequeno Roman teve de aturar tanto o tratamento sádico de oficiais alemães quanto o de famílias católicas que esconderam o menino.

Polanski já começara a fazer parte do mundo do cinema polonês desde 1950, mas foi o seu primeiro longa-metragem chamou atenção da comunidade cinematográfica internacional: Faca na Água ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Repulsa ao Sexo, com a sex symbol Brigitte Bardót no auge de sua fama. A sua primeira incursão hollywoodiana que lhe trouxe verdadeira fama mundial: O Bebê de Rosemary, que fez a fama de Mia Farrow e hoje é considerado um dos grandes filmes do gênero terror.

Apesar de casado com uma starlet - a atriz Sharon tate - e um arrasa-quarteirão nas mãos, a vida de Polanski ia dar uma guinada pro trágico, senão pro aterrador. Membros da "família" Manson invadiram a sua casa (pensando que estavam invadindo a casa do produtor dos Beach Boys) e mataram todos os presentes, inclusive Sharon Tate. Essa chacina foi um dos eventos que pôs fim à era de "paz e amor" dos hippies, que por um momento parecia possível.

Depois da sangrenta adaptação de Macbeth de William Shakespeare, Polanski conseguiu emplacar outro clássico do cinema: Chinatown. Estrelando Jack Nicholson e Faye Dunaway, Chinatown é um neonoir sobre incesto, corrupção e tragédia na Los Angeles de 1937. Dois anos depois O Inquilino encerrou a sua "trilogia dos apartamentos", iniciada com Repulsa ao Sexo e O Bebê de Rosemary. Em 1978 Polanski foi condenado pelo estupro de uma menor de idade nos Estados Unidos, e escapou de ser preso fugindo para viver na França. Na virada da década Tess - Uma Lição de Vida fez da atriz Natassja Kinski uma sensação internacional.

O diretor diminuiu o seu ritmo na década seguinte, retomando o seu pique só no final dos anos 1990 com O Último Portal, filme de terror com Johnny Depp encabeçando o elenco. O aclamadíssimo O Pianista o seguiu, ganhando uma Palma de Ouro em Cannes e três Oscars, incluindo o de melhor diretor. Depois de O Pianista a mais notável de suas películas foi O Escritor Fantasma, supostamente baseado em episódios da vida do ex-1º Ministro inglês, Tony Blair. Um ano antes do filme sair o diretor foi preso na Suíça a pedido do governo dos Estados Unidos, mas em julho de 2012 Roman Polanski foi liberado de seu confinamento pelo governo suíço.

Filmografia:

1962 - Faca na Água: Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
1964 - Les plus belles escroqueries du monde — segmento: "La rivière de diamants"
1965 - Repulsa ao Sexo
1966 - Armadilha do Destino
1967 - A Dança dos Vampiros
1968 - O Bebê de Rosemary
1971 - Macbeth
1973 - Que?
1974 - Chinatown
1976 - O Inquilino
1979 - Tess - Uma Lição de Vida
1986 - Piratas
1988 - Busca Frenética
1992 - Lua de Fel
1994 - A Morte e a Donzela
1999 - O Último Portal
2002 - O Pianista
2005 - Oliver Twist
2007 - Cada Um com o Seu Cinema
2010 - O Escritor Fantasma
2011 - Deus da Carnificina

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...