Resenha de Filme: Monstros S.A (Monsters Inc.)

15 de fevereiro de 2013 0 Comente Aqui!

Em 2013 todos poderão conferir a animação Universidade dos Monstros, segundo filme da franquia, iniciada em 2001, com Monstros S.A. A trama será um prelúdio, o que não deverá exigir que o espectador tenha assistido ao primeiro filme, porém julgamos ser válido voltar um pouco no tempo e homenagear esta obra, que é um dos clássicos do universo das animaçōes.

A primeira sensação que temos é a de que o filme não envelheceu e a tecnologia utilizada não deve em nada para a utilizada nos dias de hoje. A produção havia chamado a atenção exatamente pelo bom uso dos efeitos e o alto nível de detalhes que havia conseguido apresentar em seus personagens. O outro pensamento é o de que a trama também não se perdeu no tempo, mesmo com todo esse avanço da criançada, e continua muito divertida, para os espectadores de todas as idades.

Na trama somos introduzidos na cidade de Monstrópolis, local onde vivem os mais diferentes tipos de monstros. A cidade está passando por uma crise de energia, obtida através do gritos e do medo das crianças. A empresa Monstros S.A está em risco de fechar se não conseguir superar a situação e exatamente por isso está pressionando seus funcionários a serem mais assustadores. James P. Sulley e Mike Wazowski formam a dupla de monstros mais bem sucedidos na organização e serão os protagonistas desta fabulosa aventura.

A grande sacada da obra é a de humanizar os monstros, que acreditam correr risco de vida ao simples toque de uma criança. Isso faz dos funcionários da Monstros S.A, literalmente, heróis que arriscam suas vidas em prol da nação. A questão é que Sulley e Mike terminam se apegando a pequenina Boo e colocam em risco toda a raça dos monstros. Outro ponto muito interessante é o conceito da organização e o quanto precisamos nos adaptar para sobreviver ao mercado. O exemplo da vez era o fato das crianças estarem sendo mais espertas e já não gritando mais com qualquer monstro. Outro exemplo é o fato de cada monstro ter um perfil de crianças, que potencialmente irão se assustar, o que remete a escolha do funcionário adequado para a execução de uma determinada função.

Esses exemplos fazem deste filme extremamente inteligente, mas o mais importante é que tudo isso é apresentado de uma forma tão divertida e emocionante que não paramos para analisar esse lado mais burocrático. Mergulhamos de cabeça na aventura e vamos percebendo as coisas ao seu tempo e repletos daquela sensação de alegria que o longa proporciona. As crianças, então, ganham a chance de rir com um medo típico de sua idade. Será que existe realmente um monstro atrás do armário? Os personagens são extremamente carismáticos, o que evita medo por parte dos pequenos, e a menina Boo, mesmo sem ainda saber dizer muitas palavras, ganha o apresso e o coração de qualquer espectador.

O longa foi Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original (If I Didn't Have You), mas perdeu a premiação para outra grande animação: Shrek. Não digo que a obra é perfeita por aquele final desnecessário para manter a família feliz, mas ê sem sombra de dúvidas uma das melhores animações de todos os tempos. Espero que não estraguem esse belo mundo em Universidade dos Monstros.


Trailer do Filme:


FICHA TÉCNICA
Título: Monstros S.A (Monster Inc.)
Diretor: Peter Docter, David Silverman
Produção: Darla Anderson
Roteiro: Andrew Stanton
Trilha Sonora: Randy Newman
Duração: 104 min.
Ano: 2001
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures
Classificação: Livre


0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...