Crítica: Hara-Kiri: Death of Samurai (Ichimei)

17 de novembro de 2012 0 Comente Aqui!

Uma das coisas que mais me incomoda aqui no Brasil mais até do que a tradução errada dos nomes dos filmes é o tempo que as distribuidoras demoram para lançar os filmes estrangeiros fora do circuito hollywood em nossas salas de cinema. Os ultimos dois filmes dirigidos por Takashi Mike (O Alberge, 13 Assassinos) por coincidência sofreram com esse problema. Mesmo aclamado pela crítica mundo a fora, 13 Assasinos demorou 2 anos para entrar em cartaz nos cinemas nacionais e quando o fez ainda ficou restrito a poucas salas além de ter tido uma divulgação sofrível.

Já em Hara-Kiri a situação de sua distribuição para o mercado brasileiro esta tão incerta que o longa não tem data de lançamento e ainda nem ganhou uma adaptação para o seu nome. Enquanto isso, outros longas de qualidade duvidosa aportam em nossos cinemas, infelizmente. O filme é um remake da película lançada por Masaki Kobayashi em 1962 com o nome original de Seppuku. Mike resolveu não mudar quase nada da estrutura da produção original preservando o roteiro e apenas atualizando o longa com cenas de ação mais bem trabalhadas.

O filme é contado por meio de flashbacks e narra a trágica história de um samurai que é forçado a tomar uma atitude desesperada para sustentar sua esposa e seu filho doente. O pai de sua esposa é então incitado à vingança quando descobre que seu genro foi obrigado a cometer o harakiri - forma honrosa para um samurai cometer suicídio - com uma espada de bambu por um clã local. Ao longo da projeção vamos descobrindo como se desenrolou essa tragédia.

Se tem uma coisa que gosto dos filmes do Mike é que ele trabalha muito bem a parte técnica de seus projetos e aqui não é diferente. Desde a trilha sonora ás locações, passandos pelos cenários e os figurinos, Hara-Kiri é um filme muito bem feito. A escolha do elenco também foi bem acertada especialmente a presença dos veteranos Kôji Yakusho (13 Assassinos) e Naoto Takenaka, eles travam diálogos muito interessantes. Os fãs de cultura japonesa tem obrigação de conferir essa bela produção, películas de qualidade que tratam do universo samurai estão cada vez mais raras e essa com certeza é uma delas, por isso mesmo deve ser prestigiada.



0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...