Pra muita gente, os anos 1970 foram a “Idade de Ouro” dos filmes de terror: foi quando o gênero se firmou estilisticamente e produziu muitos de seus clássicos. Aqui está uma pequena lista dos filmes que marcaram a década.
O Exorcista (1973)
Na seqüência do sucesso estrondoso de Operação França (1971), o diretor William Friedkin fez O Exorcista, baseado no livro de William Peter Blatty, que por sua vez foi inspirado num ritual de exorcismo verídico feito no final dos anos 1940 no estado de Maryland, EUA. O filme é superlativo na sua exploração do nosso medo do sobrenatural, mas não é só isso que nos prende à trama. Os dramas humanos de O Exorcista também nos tocam: o despreparo de um padre, passando por uma crise de fé, tendo de encarar uma entidade sinistra com poderes além de sua compreensão, ou o sofrimento de uma pobre mãe querendo salvar a alma de sua filha a qualquer custo. Não é à toa que O Exorcista sempre acaba eleito como o melhor filme de terror de todos os tempos.
O Massacre da Serra da Serra Elétrica (1974)
Desde sua introdução, com aquela escultura de cadáveres num cemitério remoto do Texas, até o “balé” macabro do mítico Leatherface no fim do filme, O Massacre da Serra Elétrica mostrou que não precisamos inventar vampiros e lobisomens pra nos assustar. O mais cruel e assustador dos monstros é, sem dúvida, o próprio homem. Um produto do pessimismo pós-hippie da era Watergate, O Massacre da Serra Elétrica é considerado um dos filmes violentos já feitos – na época de sua estréia, pra vocês terem uma idéia, os cinemas distribuíam sacos de vômito para a platéia...
A Profecia (1976)
Profecias sobre a vinda do anticristo e previsões sobre o fim dos tempos atormentam as almas cristãs já faz dois milênios. A Profecia é talvez o filme que melhor captou esse temor do apocalipse. Além de momentos genuinamente assustadores, a atuação do grande Gregory Peck, na pele do diplomata Robert Thorn, nos convence de como é desesperadora a sua luta contra as forças do mal. Um bônus é a excelente trilha de Jerry Goldsmith, receptora do único Oscar que compositor ganhou na sua carreira.
Carrie, a Estranha (1976)
Adaptada do livro de Stephen King, Carrie conta a estória das conseqüências trágicas do bullying de uma adolescente com poderes paranormais. Carrie, a Estranha conta com a direção acertada de Brian De Palma, responsável por Scarface (1983), Os Intocáveis (1987) e o primeiro Missão: Impossível (1996). O filme também vale ser assistido pelas participações de John Travolta, um ano antes de sua ascensão meteórica com Embalos de Sábado á Noite e de Amy Irving, futura mulher de Steven Spielberg, no papel da vilã Sue Snell.
Halloween – A Noite do Terror (1978)
Halloween é o pai dos slashers – vocês sabem, aqueles filmes tipo Sexta-feira 13, que mostram um grupo de adolescentes babacas e sexualmente liberados sendo chacinados por um psicopata que nunca morre no final... Mas nada supera o original, e o diretor John Carpenter mudou a cara dos filmes de terror para sempre. Halloween era a produção independente mais bem-sucedida da história até ser desbancada pela Bruxa de Blair em 1999 (que por sua vez foi desbancada por Atividade Paranormal).
5 Comente Aqui! :
Ótima seleção.
O Falcão Maltês
Müller, parece brincadeira, mas TODOS esses filmes da lista tiveram remakes. Nenhum que realmente preste.
-Eduardo
Müller, foram esses os remakes, em ordem cronológica:
1. "Carrie, a Estranha" (2002)
2. "O Massacre da Serra Elétrica" (2003)
2. "A Profecia" (2006)
3. "Halloween - O Início" (2007)
Tentaram fazer um remake de "O Exorcista", mas foi abandonado em 2009.
E O Iluminado ?
"O Iluminado" é de 1980, caro Cleyson!
Postar um comentário