O Homem que Desafiou o Diabo

27 de outubro de 2010 0 Comente Aqui!

Peço desculpas por não estar colocando o Top Five de hoje, mas estou em fase final de entrega de monografia e não consigo pensar em outra coisa na vida que não seja a entrega dela.

Recentemente, resolvi assistir os filmes nacionais que estiveram em cartaz nos últimos anos e aqueles filmes de mais sucesso. Assisti trabalhos muito bem feitos como Tropa de Elite, Mulher Invisível, Jean Charles, Carandiru e Cidade de Deus. Em meio a estes filmes maravilhosos, não acreditei quando me deparei com O Homem que Desafiou o Diabo.

Desculpem o que talvez possa ser uma falta de educação, mas este sim é um retrocesso a toda a evolução que o cinema Brasileiro tem demonstrado nos últimos anos. Não acreditei como uma coisa tão boba e tão sem expressão como esta tenha sido feito em base de um livro de sucesso. Não li "As Pelejas de Ojuara", escrito por Nei Leandro de Castro, mas posso dizer que para ter feito sucesso, muita coisa deve ter sido diferente daquilo disposto para a telona.

O Diretor Moacir Góes errou e muito na sua direção, as cenas foram rápidas demais e as histórias mal estavam sendo começadas e já terminavam. Para esclarecer um pouco, e sim isso me fez entender o fracasso, Moacir é diretor de Filmes como Xuxa Abracadabra, Xuxa e Tesouro da Cidade Perdida e Trair e Coçar é Só Começar. Está explicado? Todos estes filmes foram fracassados. Não estou aqui falando do competente diretor Moacir, mas gostaria de pontuar que ele como diretor de teatro é sensacional, mas como de cinema ainda precisa repensar em suas escolhas e a forma de trabalhar.

A trama do filme conta a vida de José Araújo, um viajante mulherengo que em seu primeiro dia de farra em uma nova cidade, termina tendo uma noite de amor com uma mulher que era tida como o perigo da cidade, pelas atitudes de seu pai. Quando Turco, pai da moça, fica sabendo da história obriga o casamento entre eles. Depois de anos aturando a situação, José Araújo ao descobrir que estava sendo motivo de risos na cidade, “jogou tudo pro alto” e fez seu atestado de morte. Naquele dia, depois de quebrar tudo que era do seu sogro e sua mulher, José Araújo estava morto e em seu lugar renascia Ojuara. Agora ele estava decidido a dormir com todas as mulheres possíveis em todas as cidades que ele passasse até chegar à terra sagrada de Saruê.

A trama seria muito divertida, mas não atendeu as expectativas. Uma grande falha que ocorreu e que até me iludiu, foi o cartaz que me remeteu a lembranças de filmes como Lisbela e o Prisioneiro e o Auto da Compadecida, que são de uma qualidade que O Homem que Desafiou o Diabo não chega nem perto. A atuação de Marcos Palmeira não conseguiu convencer em nada e seu sotaque está tão forçado que às vezes irrita.

A verdade é que o filme não se justifica e faz do apelo sexual sua única cartada para a comédia, que não teve graça.

Nota: 2,0

Trailer do Filme:

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...