O Texto ficou realmente muito grande. Caso não queria ler todo, utilize as imagens para saber qual momento do filme estou abordando. É um comentário linear que se passa, cena por cena.
O filme começa com dois agentes debatendo a situação de um espião húngaro, que quer desertar e possui uma informação de um espião russo, que foi implantando no alto escalão da Circus (O nome interno dado ao MI6, o serviço de inteligência britânico, refererindo-se a fictícia localização da sede em Cambridge Circus, Londres). Control, chefe do departamento, solicita que Jim, um membro de confiança, em uma missão não autorizada e reconhecida, entre em contato com o húngaro para obter esta valiosa informação. O que eles não imaginavam, era que o encontro com o húngaro não fosse terminar como esperado e com o suposto assassinado de Jim. Tudo não seria nada além do que uma operação inimiga, pois eles já sabiam que Control desconfiava de algo, mas não sabiam o quanto ele já tinha de conhecimento.
O fracasso na operação custou a Control seu cargo e a demissão lhe bateu a porta. Outro remanescente da geração dele, George Smiley, também paga o preço, por ser considerado antiguado e tem a sua aposentadoria forçada. Os próximos cinco minutos servem para mostrar como ficou a vida da dupla depois de aposentados e logo percebemos que Smiley segue uma rotina, faz exercícios matinais, compra novos óculos (Os óculos servem para você identificar, com base no modelo antigo e novo, se o tempo que o filme se passa é no presente ou no passado). Control, por sua vez, aparece morto.
Em seguida, ocorre assim uma reunião com os membros que sobraram da organização e em uma cena seguinte há uma solicitação de dinheiro, por Percy, para que seja executada uma operação, denominada de Operação Bruxaria, que deve permanecer em segredo. O sigilo era tanto que nem mesmo o governo saberia a localização e o endereço da casa que a fonte Russa obtida pela Circus, iria permanecer. A operação gira em torno da obtenção de informações com esta fonte secreta, mas ainda não é clara a forma como ela irá funcionar.
Seguindo a história, o Subsecretário Lacon recebe uma ligação de Ricki Tarr, funcionário de Peter Guillam, que estava sendo acusado de desertar. Ele solicita um encontro com Lacon, que liga para Guillam, para confirmar sobre o paradeiro de Tarr e após o encontro, toma conhecimento de que há um agente duplo, no alto escalão da Circus. Com isso, ele solicita que Peter vá retirar Smiley de sua aposentaria. Lacon se vê intrigado com a situação, pois Control era mais uma pessoa, que antes de morrer, havia sugerido, ao subsecretário, que havia algum traidor na "família". Smiley aceita a missão de investigar o ocorrido e solicita que tenha como ajudantes: Peter e Mendel, um aposentado do setor de guarde de informações. Este personagem não dá uma palavra durante todo o longa, mas é fundamental para resolução do caso.
Um dos primeiros lugares que Smiley deseja visitar é a casa de Control. Lá ele encontra um jogo de Xadrez personalizado com as fotos de cada um dos integrantes da Circus (Todos estão marcados, inclusive Smiley, que é a "Rainha". Karla, que não tem um rosto definido, mas representa o Chefe do serviço de inteligência russa é outro presente nas peças do jogo). Ainda na casa, Smiley se lembra de uma reunião, que teve com Control, pela qual ele apresentava informações, obtidas por Percy, sobre uma operação secreta Russa. A obtenção deste tipo de informação em um período curto de tempo é algo impressionante em um primeiro momento, mas poderia chegar a ser suspeito. Era a Operação Bruxaria sendo executada. Deixar Control e Smiley por fora do planejamento desta operação gera um desconforto no grupo e serve como agente motivador para a futura aposentadoria da dupla.
De volta ao hotel, que estava instalado para as investigações, Smiley solicita à Peter que pegue uma informação, no setor especial. Ele gostaria de dar uma verificara em todos que tiveram sua aposentadoria forçada recentemente, pois essas, supostamente, seriam pessoas que obtinham alguma informação. Além disso, ele pede o novo organograma, após Percy assumir o poder e os gastos por intermédio do fundo "Réptil".
Com os dados na mão, ele obteve a informação de que sete pessoas se aposentaram em um curto período de tempo. Ele e Control, outros quatro que não eram importantes e Conie Sachs, que despertou interesse por ter se aposentado duas semanas depois deles. Outra informação obtida é a de um pedido de 1000 libras para Jim. O curioso era que a data do pagamento desse dinheiro, foi dois meses depois do evento que teria selado a sua morte. Chegamos então a conclusão de que Jim não estava morto e encontrá-lo era uma nova oportunidade de obter mais informações. Ele agora vive em um trailer e é professor, se afastou de vez do meio. Resta saber como e porque.
Dando andamento a trama, Percy vai ao encontro do Subsecrátio Lacon e ao Ministro. Ele sugere aproximação aos americanos, algo que era desejado pelo ministro há muito tempo. A intenção era usar o Bruxaria como motivador do estreitamento da relação, uma cartada de mestre para empolgar o ministro. Posteriormente é possível ver, que ele obteve êxito no cumprimento desta promessa.
Smiley vai visitar Conie Sachs para entender o motivo de sua saída. (No encontro com ela, temos a primeira certeza de que ele era casado com Ann - É possível vê-la beijando ele, em um vestido vermelho, na festa da organização. Nessa mesma festa há a insinuação de que ela traía ele com Bill). Conie explica que foi demitida e começa a contar a história de Polyakov, membro da embaixada soviética que chegou em Londres, advindo da Russa, 15 anos atrás. Ela suspeitava que ele era a fonte que Karla havia enviado e assim mandou que ele fosse vigiado o tempo todo. Assistindo um de seus vídeos, ela diz ter percebido uma continência de um membro da Circus, em um evento público. Receosa ela foi direto a Percy e Esterhad para mostrar o que encontrou e isto foi o que custou seu emprego. Antes de ir embora Sachs ainda mostra uma foto de Bill e Jim juntos e os chama de "Os Inseparáveis".
Um dia ao passar por sua casa, Smiley percebe que alguém esteve ali e se depara com Ricki Tarr, que lhe diz está fugindo da Circus e que está sendo acusado injustamente. Ricki pede ajuda para propor alguma troca para resgatar uma mulher das mãos de Karla. Irina, esta mulher, é ex mulher de Boris, um delegado comercial russo que poderia ser convencido a mudar de lado. Peter deu esta missão a Tarr, que logo percebeu que Boris era na verdade um agente. Sua missão havia acabado naquele momento, pois Boris fora considerado " Não vendido". O problema é que após ver ele batendo em sua esposa, Ricki viu nela a oportunidade de obter informações e voltar com aquilo que lhe fora solicitado. Seu instinto sentia que ela sabia de alguma coisa valiosa. Para conseguir a informação, ele "virou" seu novo romance.
De fato ela tinha algo valioso consigo e após contar isso a Ricki, terminou sendo capturada e levada por Karla. Querendo chamar a atenção, Ricki, terminou enviando um telegrama que dizia da existência de um agente duplo na Circus. Não era algo certo e, também, ele não obteve a atenção que desejava. Após o ocorrido, por incrível que pareça, os russos começaram a agir, mataram a pessoa que estava lhe ajudando e raptaram a moça.
Percy passa a escutar as conversas de todos pega Bill falando com Esterhase sobre o fato de Ricki Tarr estar usando um passaporte de fulga da Circus para ir à Paris e ter recebido dinheiro de Karla. Parece uma cena isolada, mas já faz parte do plano que Smiley está bolando para prender o traidor.
Smiley solicita, a Peter, informações sobre os registros das tarefas no período de novembro, pois assim ele conseguiria ver quem recebeu o telegrama de Ricki, em vão, pois posteriormente vemos que a página foi arrancada dos registros. Quando Peter estava prestes a conseguir Percy lhe chamou em sua sala para conversar. Ele estranha as constantes idas e vindas do rapaz e, "sabendo", que Ricki esteve em Paris, ele pergunta à Peter sobre a relação deles, na tentativa de pegar alguma coisa mal contada, mas no fim termina satisfeito em saber que eles não mantiveram contato. Percy e sua turma estão convencidos de que tinham encontrado o desertor.
No hotel, em um momento de relaxamento, Smiley conta que já esteve com Karla, que não lembrava sua fisionomia, pois os americanos tiam lhe toturado, e que ele levou seu isqueiro - Que dizia: Para George de Ann, Todo meu amor - . Ele tentava persuadi-lo de desertar, mas não obteve sucesso.
Depois disso, Smiley procura Jerry Westerby para falar do dia da morte de Jim. Jerry era um funcionário de confiança de Control e naquele dia recebeu a missão de cuidar da comunicação, pois um agente estaria em uma missão importante. Durante suas atividades, ele recebeu um comunicado falando sobre um agente tentando sequestrar um General Húngaro e que este agente estava morto. Depois de não conseguir arrancar nenhuma palavra de Control, ele ligou para a casa de Smiley, seguindo o protocolo, porém Smiley estava em Berlim e quem havia atendido o telefone fora sua mulher, Ann. A situação estava um caos, mas Bill Haydon apareceu para tentar amenizá-la. Surge, então, um questionamento após Jerry contar a história. Bill afirmava saber o que estava acontecendo por conta de uma gravação, mas o horário que ocorreu o fato era um horário que a gravação não deveria estar funcionando. Ele descobriu tudo por, supostamente, estar na casa de Smiley naquele dia. Já falamos que ele tinha um caso com a mulher dele.
Smiley encontra Jim na escola. Eles discutem sobre o dia que recebeu a missão de Budapeste( Do começo do filme) e voltam no tempo para Control dizer que todos eram suspeitos e que ele tinha criado codinomes. Percy seria Funileiro (Tinker) - Bill seria Alfaiate (Tailor), Bland seria Soldado (Soldier) e Esterhase seria o (Podre Homem). Smiley foi posto como suspeito e era Espião (Spy). Depois disso, Jim conta o que acontecera, que foi torturado e que ele tinha percebido que todos sabiam que Control sabia que havia um traidor, mas que queria saber o quanto ele sabia. Neste momento ele conta que mataram Irina em sua frente e que sem grandes explicações, ele tinha sido libertado. Em seu retorno, ele recebeu uma visita inusitada de Esterhase, que lhe entregou as mil libras mensionadas no começo da trama. Esterhase informou que ele estava "morto" e não poderia voltar, porém ele deixou escapar que sabia algo sobre os codinomes de Control, algo que, em teoria, so foram ditas a Jim.
Smiley gravou toda sua conversa com Tarr e, em seu depoimento, ele diz que Irina lhe contou que o que a Circus julgava como ouro, era merda para Karla. Ou seja, alguém que esteve na sala da reunião quando Smiley disse que a Operação Bruxaria era ouro e ela seria motivo de piada para os russos.
Na cena seguinte, Smiley se encontra com o Ministro e o Subsecretário para explicar como funcionava a operação que eles estavam valorizando tanto. Segundo ele, Alguém da Circus se encontra com Polyakov para que ele entrega-se informações, mas sua função era, nada mais nada menos, do que receber informações secretas. (Ele sabe disso por causa de Mendel, que acompanha todos os movimentos da sala de informações. Aí está a importância do personagem). As informações antes entregues, que seriam o tal ouro, pelo suposto informante, eram para atrair os americanos. Esta era a real intenção de Karla. Por sinal, Smiley estava convencido de que o próprio Karla recebia as informações diretamente, na tal casa sem endereço conhecido. Ainda não era possível descobrir quem era o traidor, mas Smiley sabia a única coisa que ele queria, mas não tem em mãos, Ricki Tarr e sua tal informação. Com isso, ele bola um plano engenhoso para capturar de vez o desertor.
Esterhase é encurralado por Smiley. Ele levava as informações para Polyakov, acreditando que todos tambem faziam. Segundo ele, faziam isso para manter aparências. As informações de Tinker Tailor foram ditas a ele, por alguém que não sabe exatamente, assim como a missão de demitir aqueles que sabia de algo, depois da aposentadoria forçada de Control e Smiley. Ele era só um mensageiro, que estava sendo usado e sendo enganado. Smiley negocia com ele o local de entrega das informações a Polyakov.
Ao chegar no local de entrega, Smiley encontra uma mulher e lá monta um esquema para pegar o traidor. Ele iria atraí-lo para lá e a idéia era usar aquilo que ele ainda temiam e tanto desejava, "Ricki Tarr", que de Paris envia um telegrama dizendo ter informações importantes para a segurança de todos. Logo há um alvoroço na circus e chegam Bill, Percy e Bland. Eles discutem e dão uma resposta como se estivessem querendo ganhar tempo para capturá-lo, pois era ele que eles consideravam como o traidor.
A questão é que, o engenhoso, Smiley sabia que o desertor iria correndo pedir exílio para Polyakov. Ele sabia que se Ricki abrisse a boca, seu disfarce estaria em perigo. Esse era o plano, surpreender o "rato" nesse momento em que ele estivesse pedindo proteção.
Smiley aguarda ansiosamente e faz questão de ser silencioso, tira os sapatos e ouve atentamente a tudo. Frases como: "O que diremos se nos descobrirem?" , " Assegure-se de fazer parte da organização do encontro", "Vamos tentar interceptar Tarr". O agente duplo estava na sala discutindo as ações que tomaria caso fosse descoberto e que tentaria interceptar a informação para que nada atrapalhasse o andamento das coisas. Assim descobrimos que Bill Haydon é o traidor.
Bill Haydon era o a gente duplo e responsável por levar as informações para a Russa. No passado havia traído seu grande amigo Jim, quem havia lhe confidenciado a missão secreta com os Húngaros. Seu remorso foi tanto, que ele depois conseguiu que ele fosse liberado. O perdão, porém, foi algo que ele não obteve e assim Jim, que chega a aparentar ter sentimentos amorosos por Bill, lhe mata com o tiro à distância.
Bill Haydon era o a gente duplo e responsável por levar as informações para a Russa. No passado havia traído seu grande amigo Jim, quem havia lhe confidenciado a missão secreta com os Húngaros. Seu remorso foi tanto, que ele depois conseguiu que ele fosse liberado. O perdão, porém, foi algo que ele não obteve e assim Jim, que chega a aparentar ter sentimentos amorosos por Bill, lhe mata com o tiro à distância.
Por fim, George Smiley assume o controle da Circus, que contou com o afastamento de Percy e Bland.
4 Comente Aqui! :
Me pareceu muito coerente apesar de deveras longo. Poderia enxugar essa descrição, talvez por não ter achado O Espião que Sabia Demais muito complicado. Mas, de fato, pareceu-me correta.
Minha interpretação:
Bill Haydon era um expert em manipular pessoas. Usou o homossexualismo de Jim Prideaux para controlá-lo o que lhe deu a vantagem na Hungria, teve um relacionamento com a esposa de Smiley para evitar ser identificado e era o que mais parecia sentimental de todos aqueles na Circus devidamente metódicos e práticos. Sua função era extrair informações da CIA enviadas para o MI-6 e passá-las ao adido russo, Polyakov, que por sua vez, alimentava quinquilharias aos ingleses. Desconstruindo tudo isso, a investigação de Smiley tem como ponto de partida a queima de arquivo realizada no Circus depois do fracasso da operação na Hungria. Ele conhece Polyakov a partir de Connie e descobre que ele é um agente duplo militar. Simultaneamente, ele esbarra em Ricki Tarr de onde partiu a denúncia de um agente duplo que Control passou a investigar. Depois de confirmar suas suspeitas (por exemplo, a ida de Peter Guillam para colher o registro de novembro serve apenas para corrorborar a denúncia de Ricki), Smiley planta a isca que é mordida por Bill, na ida de Ricki para Paris.
Abraços!
Espero ter ajudado.
Márcio,
Ficou muito grande mesmo. Infelizmente não consegui reduzir por que ele explica cena por cena do filme. Seu resumo ajuda demais no entendimento, mas preferi fazer assim. O filme está TODO ai. Utilizei as imagens para me referir ao qual cena estou abordando. Assim facilita a busca pelo entendimento de algum fato que se perdeu.
Valeu pela ajuda, acabei de ver o filme e ficou no ar algumas dúvidas, mas já devidamente explicadas, tem coisas rápidas que passam e você não captura.
Valeu e parabéns, só acho que a data do post está datado errado de 2009 :)
Abraços
Anônimo. Obrigado rs...está certo sim! É que tive que postar com uma data anterior a criação do Blog, para ele ficar como texto oculto. Só se chega nele através da crítica ou da busca Google. Fiz isso para ser algo mais interno.
Postar um comentário