Resenha de Filme: Truque de Mestre

6 de julho de 2013 2 Comente Aqui!

Nessa semana chega em cartaz nos cinemas brasileiros o longa Truque de Mestre, trata-se de um filme de um thriller centrado em uma equipe de ilusionistas que começa executar roubos espetaculares durante os seus shows. O projeto que custou pouco mais de 75 milhões de dólares já arrecadou mais do que o dobro do seu custo de produção. O filme é comandado pelo polêmico e inconsistente Louis Leterrier (Cão de Briga) que alguns meses atrás criticou as pressões dos produtores durante as filmagens de Fúria de Titãs.

A produção é estrelada por: Jesse Eisenberg (30 Minutos ou Menos) que interpreta Daniel Atlas, Mark Ruffalo (Os Vingadores) que faz o agente do FBI Dylan Rhodes, a bela Isla Fisher (Rango) vivendo Henley Reeves, Morgan Freeman (Oblivion) fazendo o apresentador Thaddeus Bradley, Michael Caine (A Origem) interpretando o milhionário Arthur Tressler, Woody Harrelson (Amizade Colorida) fazendo o mentalista McKinney, Dave Franco (Anjos da Lei) vivendo Jack Wilder e a bela Mélanie Laurent (Toda Forma de Amor) interpretando a oficial da Interpol Alma Dray.

Em Truque de Mestre quatro profissionais juntam as suas forças para criar o mais impressionante espetáculo ilusionista já visto. O grupo que se intitula Os Quatro Cavaleiros ganha notoriedade ao praticar roubos considerados impossíveis durante as suas apresentações. O agente do FBI Dylan Rhodes (Ruffalo) e ao lado da oficial da Interpol Alma Dray (Laurent) tem então que perseguir e prender esses criminosos com habilidades fora do comum.

Quando os primeiros materiais sobre essa produção foram sendo divulgados confesso que fiquei bastante animado em ver um longa nos moldes de O Grande Truque ou O Ilusionista, dois filmes sobre mágicos recentes e que abordam muito bem essa temática. Mas Truque de Mestre peca justamente porque não aproveitar-se das lições deixadas por seus predecessores. Os principais pontos para o sucessos de ambos os filmes foi apostar no bom desenvolvimento dos seus personagens dando mais importância para a história do que efeitos especiais ou cenas de ação, conseguindo com isso conectar-se melhor com o espectador e limitar o efeito Mister M.

Desde de que Val Valentino (o Mister M) expôs alguns dos principais truques que os ilusionistas criaram para entreter as suas plateias o apreço das pessoas para com a mágica diminui consideravelmente, porque perdemos o encanto e consequentemente o interesse pelo assunto. Quando uma produção como Truque de Mestre se propõe a fazer um filme sobre ilusionismo e usa tantos efeitos especiais em cenas "simples" fica ainda mais difícil o espectador "comprar" essa história, além disso, o ritmo extremamente acelerado não ajuda no desenvolvimento do grande número de personagens o que por sua vez faz com que o espectador não se conecte com a trama.

Infelizmente para os fãs de ilusionismo, bons thrillers de ação e filmes de roubo a produção Truque de Mestre deixa muito a desejar. O projeto peca muito pelos excessos; o grande números de personagens que terminam não sendo bem desenvolvidos, o ritmo muito acelerado que deixa uma sensação de vazio na trama, a infantilidade do roteiro que na metade inicial quer deixar tudo muito mastigadinho para o espectador entender - como se ele fosse bem burro - ao mesmo tempo que no final procura surpreender mais do que o necessário (também conhecido como Shyamalan effect). De pontos positivos destaco algumas boas cenas de ação, especialmente da luta que envolve Ruffalo contra Dave Franco e a presença de Woody Harrelson que fazendo a sua persona básica não deixa de ser bem engraçado. Em um breve resumo, Truque de Mestre é uma produção que você pode ir conferir no cinema, mas sem muitas expectativas para não se decepcionar; diversão bem descartável e passageira.




FICHA TÉCNICA:

Título: Truque de Mestre (Now You See Me)
Elenco: Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Isla Fisher, Morgan Freeman, Michael Caine, Woody Harrelson, Alex Kruz, Chris Browning, Common,
Dave Franco, Elias Koteas, Han Soto, Mélanie Laurent.
Direção: Louis Leterrier
Gênero:  Suspense
Duração: 115 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Orçamento: US$ 70milhões

2 Comente Aqui! :

  • Anônimo disse...

    Nooossa! Foi a única resenha que falou mal do filme, o mundo inteiro está elogiando!! Eu já assisti e adorei! Pode ir conferir.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...