Biografia: Alejandro Amenábar

11 de julho de 2013 1 Comente Aqui!

Nome completo: Alejandro Fernando Amenábar Cantos
Nascimento: 31/03/1972
País: Chile
Ocupação: Diretor/Roteirista/Compositor
Atividade: 1991 – presente

Resumo da História de Vida:

Nascido no Chile mas cedo radicado em Madri, esse cineasta e músico autodidata. Entre 1991-1995 realizou uma série de curta-metragens elogiados até lançar Tesis, ou Morte Ao Vivo como foi re-titulado no Brasil. Um thriller inteligente de orçamento mínimo, o primeiro longa de Amenábar ganhou sete das oito nomeações ao Goya, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme.

O diretor espanhol superou-se no filme seguinte, Abre Los Ojos, conhecido como Preso na Escuridão pela audiência da SBT. Com 1,3 milhão de espectadores e uma das maiores arrecadações do cinema espanhol de 1997, Abre Los Ojos é uma mistura criativa entre as comédias românticas da Era de Ouro Hollywoodiana, os filmes suspenses do mestre Hitchcock e a ficção científica, tendo como elementos importantes da narrativa a criogenia e sonhos lúcidos. O filme depois teve um remake dirigido por Cameron Crowe (Jerry Maguire), Vanilla Sky, estrelado por Cameron Diaz, Jason Lee, Penélope Cruz (também presente na versão original) e o produtor da película, Tom Cruise.

Essa associação com Tom Cruise rendeu bons frutos para Amenábar: ele dirigiu o excelente Os Outros protagonizado pela ex-mulher do ator, Nicole Kidman. Os Outros foi o único filme em inglês a ganhar prêmios Goya - oito deles. Faturando US$ 209 milhões mundialmente e cerca de US$ 100 milhões nos EUA, é considerado o filme de produção estrangeira mais bem-sucedido nos Estados Unidos.

Tendo como base a história real do escritor e marinheiro tetraplégico Ramón Sampedro (c. 1943-1998), que lutou na justiça espanhola para obter a permissão de fazer eutanásia, Mar Adentro foi mais um marco na carreira cinematográfica de Amenábar. A produção ganhou tanto o Globo de Ouro quanto o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e um número recorde de prêmios Goya - foram 14, no total, incluso o de Melhor Ator Principal (Javier Bardem).

Alexandria, com o elenco encabeçado por Rachel Weisz, foi baseado na vida da filósofa Hipatia. Abordando o tema de intolerância religiosa, o filme foi pesadamente criticado pela Igreja Católica e teve problemas de distribuição fora da Espanha. Apesar de ter sido o filme mais visto na Espanha em 2009 e ter ganho 7 prêmios Goya, Alexandria não recuperou o seu orçamento de 50 milhões de euros. Ano passado foi anunciado que Javier Bardem fará parte da nova produção de Amenábar, "Duques", um filme de época centrado na vida de Fermín de Lasala y Collado (c. 1832-1917), o Duque de Mandas.

Filmografia:

1996 - Morte ao Vivo
1997 - Preso na Escuridão
2001 - Os Outros
2004 - Mar Adentro
2009 - Alexandria

1 Comente Aqui! :

  • renatocinema disse...

    Assisti todos.....e gostei de todos. Apesar de achar que Abra los Ojos seja seu melhor trabalho, aprecio seus outros resultados.

    Entendo que não possui o respeito devido.


    abs e parabéns.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...