Resenha de Filme: Rock Brasília - Era de Ouro

1 de junho de 2013 1 Comente Aqui!

Hoje a capital federal do Brasil, Brasília, tem 53 anos. Apesar da sua enorme importância para a história, ela é extremamente nova e seus primeiros moradores tiveram fé em tentar escrever uma nova página das suas vidas lá;  Rock Brasília (que encerra uma trilogia do documentarista sobre a cidade) explica como os descendentes destes geraram uma nova música que criou bandas tão singulares no cenário nacional até hoje. Boa parte do que é retratado nesse documentário foi mostrado recentemente em uma narrativa mais convencional no longa Somos Tão Jovens, que conta as origens da Legião Urbana e a formação da Turma da Colina.  

Vladimir remonta a chegada das famílias - muitas abastadas - em uma nova cidade, planejada, esperando que este seria o melhor local para criarem seus filhos e a introdução da música em um grupo denominado Turma da Colina, a galerinha formada pelos filhos dos novos moradores da capital. Tudo isso com entrevistas com os pais e recheados de imagens de arquivo. Nesse ponto o documentário lembra muito os documentários Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio e Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano, só que é menos irreverente e mais direto em sua construção. 

O desenvolvimento é fluido, tornando perceptível a homogeneidade do movimento da Turma para a música com a inserção do punk rock e da consciência política oriunda desto estilo musical, resultando no Aborto Elétrico (banda que integrava Renato Russo, que viria a ser do Legião Urbana; Fê Lemos, Capital Inicial; e André Pretorius). E as entrevistas de alguns elementos que estavam naquele fervor tornam a experiência mais gratificante.

As passagens de Renato comentando sobre a época sempre são fascinantes, demonstrando sem sombra de dúvida a liderança que o falecido cantor exercia no movimento. Além da Legião, o Capital Inicial e a Plebe Rude (em menor instância) são as outras pernas que sustentam o documentário, cabendo pouco para os Paralamas do Sucesso, que aparecem brevemente.

Durante os anos 80, o período da real explosão das bandas, Vladimir precisa os aspectos políticos que afetaram aquela geração, como as agruras do Embaixador Kissinger e de Newton Cruz (cuja explicação de tanta raiva pela juventude não é explicada para ambos) o esmorecimento do Regime Militar, os Governos Sarney e Collor e o incidente do estádio Mané Garrincha, que tornou-se o Altamont do Legião Urbana (que é comparado no documentário com o incidente envolvendo os Rolling Stones).

De deslizes, creio que os poucos momentos em que Vladimir e equipe técnica “invadem” a obra são os que me causam incômodo, como um breque no filme. No mais, é um deleite interessante por quase duas horas de música e história moderna do Brasil.



Título Original: Rock Brasília - Era de Ouro
Direção: Vladimir Carvalho
Gênero: Documentário
Duração: 111 min.
Distribuidora: Downtown Filmes
Orçamento: ?
Estreia: 21 de Outubro de 2011
Elenco: Renato Russo, Philippe Seabra, Dinho Ouro Preto, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos, Flávio Lemos, Fê Lemos, Herbert Vianna, Caetano Veloso, José Emílio Rondeau, Mayrton Bahia.

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...