Resenha de Filme: Depois da Terra

7 de junho de 2013 1 Comente Aqui!

Entra em cartaz nesse fim de semana nos cinemas do Brasil a ficção científica Depois da Terra (After Earth), novo filme estrelado por Jaden Smith (Karate Kid). Partiu de seu próprio pai a ideia de fazer um filme que pudesse ser estrelado pelo filho, em Hollywood circulam boatos que a Sony Pictures só concordou investir na produção se o próprio Will Smith (MIB³ - Homens de Preto 3 ) também contracenasse com Jaden. Confesso que desde os primeiros trailers fiquei bem apreensivo com o resultado final desta produção justamente por apostar todas as suas fichas na ascensão do Jaden Smith como uma estrela mundial.

A direção de Depois da Terra ficou nas mãos de M. Night Shyamalan (O Último Mestre do Ar), que vem colecionando fracassos com seus últimos projetos e aqui novamente tenta reerguer-se comandando um blockbuster. Como é seu costume além de dirigir ele novamente roteirizou o longa, desta vez ao lado de Gary Whitta (O Livro de Eli). Infelizmente para os fãs do diretor e aqueles que ainda tem esperança que ele volte a produzir bons longas, não foi com Depois da Terra que ele se redimiu. Pelo contrário, a produção será contabilizada como mais um fracasso em sua conturbada filmografia.

A história de Depois da Terra se passa mil anos após um cataclisma obrigar os seres humanos a se retirar do Planeta Terra, quando a Nova Prime se tornou o novo lar dos humanos. O lendário general Cypher Raige (Will Smith) retorna para sua família depois de uma longa ausência servindo o governo, agora preparado para cumprir seu dever como pai do adolescente Kitai (Jaden Smith). Quando uma tempestade de asteroides prejudica a nave de Cypher e Kitai, eles caem em um Planeta Terra perigoso e sem vida humana. Seu pai fica à beira da morte e Kitai precisa correr em uma Terra hostil para conseguir de volta o sinalizador de resgate. Por toda a sua vida, Kitai quis ser um guerreiro como o pai e agora, ele tem a sua chance.

Infelizmente Depois da Terra é um filme muito fraco e só reforça a percepção que Shyamalan perdeu o seu talento em algum lugar no passado. Assim como em seus últimos fracassos o roteiro deixa muitas coisas mal resolvidas, os personagens são mal trabalhados a trama é recheada com diálogos totalmente desinteressantes. Outro grande problema que vem acompanhando Shyamalan e que esta presente também em Depois da Terra é o que diretor não consegue mais tirar boas atuações dos seus comandados. Por isso o espectador não se consegue se conectar com os personagens o que vai tornando a história ainda mais desinteressante.

Mas o grande pecado do longa é apostar todas as suas fichas no - ainda jovem e pouco talentoso - Jaden Smith, que não consegue segurar o filme sozinho. Infelizmente a sua atuação apagada e sua falta de carisma ficam evidentes ao longo da projeção, justamente porque a maior parte do filme ele esta sozinho em cena. Em outros momentos ele contracena apenas com a voz de seu pai e com alguns bichos em CGI (de péssima qualidade). Depois da Terra marca mais um fracasso na filmografia de M. Night Shyamalan que se mostra cada dia mais perdido na direção. Ainda que tenha tido boas intenções eu quero recomendar ao Will Smith que primeiro ele deve investir dinheiro na formação artística de seu filho e talvez depois quem sabe ele poderá estrelar algum filme com sucesso. Aos fãs de ficção eu diria para guardarem o seu precioso dinheiro para conferir o novo Star Trek, esse sim um baita filme do gênero e que vai entrar em cartaz nos nossos cinemas na próxima semana.





FICHA TÉCNICA:
Título Original: After Earth
Direção: M. Night Shyamalan
Gênero: Ficção Científica
Duração: 100 min.
Distribuidora: Sony Pictures
Orçamento: US$ 130 milhões
Estreia: 7 de Junho de 2013
Elenco: Will Smith, Jaden Smith, Isabelle Fuhrman, Sophie Okonedo, Zoë Kravitz, Kristofer Hivju, David Denman, Sacha Dhawan, Lincoln Lewis.

1 Comente Aqui! :

  • Wendell Marcel disse...

    Nossa, até a gora percebi uma má recepção para este filme. Comentado por todos como um "presente de pai para filho". Mesmo assim, vale conferir, para não perder a viajem.

    Abraços

    http://eaicinefilocadevoce.blogspot.com.br/

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...