Resenha de Filme: Além da Escuridão - Star Trek

3 de junho de 2013 1 Comente Aqui!

Star Trek (Star Trek Into Darkness) é o novo filme da franquia Jornada nas Estrelas, que estará em cartaz somente em 14 de junho, mas que, este que vos escreve, teve a oportunidade de conferir no último final de semana, em sessão especial de pré-estreia. Este é o segundo longa após o recomeço da franquia, em 2009, e sua confecção era esperada, principalmente após o sucesso de bilheteria que seu antecessor foi capaz de ser. 

O trabalho de direção mais uma vez ficou a cargo de J.J. Abrams (Super 8), que também se tornou o diretor responsável por Star Wars VII e que ganhou notoriedade após ser o responsável pelo fenômeno de audiência Lost. Pode-se dizer tranquilamente que Abrams se tornou o grande expoente da ficção científica de sua geração e que atualmente ele alterna sucessos na direção, sendo responsável pelo roteiro ou na produção, de seriados e películas. Em Além da Escuridão ele procura humanizar os personagens sem deixar de lado o drama e o sofrimento, enaltecendo a ação, que já é uma marca das produções do diretor. Essa afirmação é comprovada quando o diretor encontra, nas cenas de ação mais intensas, espaço para que se analise o reflexo das escolhas dos personagens. Esta medida torna os conflitos, medos e desejos de ambos mais convictos aos espectador.

Star Trek: Além da Escuridão se inicia quando a tripulação da Enterprise é enviada para um planeta distante em uma missão de reconhecimento. Após mais uma ação em que Kirk ignora regulamentos da Federação para salvar os membros de um planeta em perigo e o seu amigo, Spock, é rebaixado de posto e perde o comando da Enterprise. Em meio a esta crise pessoal uma maior se apresenta quando um renegado membro da Federação, de nome John Harrinson, orquestra uma série de ataques no planeta Terra com consequências terríveis. Em busca de vingança e respostas a tripulação da Enterprise parte atrás deste terrível inimigo.

O vasto e talentoso elenco do filme é formado por: Chris Pine (Guerra é Guerra) fazendo o capitão Kirk, Zachary Quinto (Margin Call: O Dia Antes do Fim) vivendo Spock, Zoe Saldana (Ladrões) interpretando Uhura, Karl Urban (Dredd) vivendo Dr. McCoy, Simon Pegg (Missão Impossível: Protocolo Fantasma) fazendo Scotty, John Cho (O Vingador do Futuro) vivendo Sulu, Anton Yelchin (A Hora do Espanto) fazendo Chekov, Peter Weller fazendo o Almirante Marcus, Alice Eve (O Corvo) vivendo a Dr. Carol Marcus e Benedict Cumberbatch (Cavalo de Guerra) fazendo o vilão John Harrinson.

O resultado final de Além da Escuridão é bastante satisfatório, principalmente pelo fato de ter conseguido aliar o talento de seu elenco a um bom roteiro e a uma direção primorosa, que enriquece a produção e lhe torna grande diante dos olhos de quem a assiste. A admiração, o respeito e o amor existente entre personagens tão ambíguos como Spock e Kirk permitem o desenvolvimento das cenas mais dramáticas, impactantes e significativas da trama. Além disso, Cumberbatch consegue entregar um vilão ardiloso, vingativo e extremamente intimidador, que não deixa de ser humano e que permite melhor engajamento do espectador perante a trama.

Além da Escuridão: Star Trek é um blockbuster muito bom, pelo fato de não se resumir aquele tipo de produção que investe em efeitos especiais capazes de empolgar o espectador e por se preocupar com outros aspectos pouco explorados nos filmes de ficção. Os personagens ganham foco e principalmente seus conflitos, que enriquecem e valorizam justamente a mencionada ação. A vulnerabilidade deles também é bastante presente e surge como um dos aspectos que mais aproxima o espectador do impacto que esta jornada tem nos tripulantes da Enterprise. Por esses motivos que pode-se de dizer que Além da Escuridão é um belo filme e deve ser conferido nos cinemas, de preferência em 3D (que por sinal esta muito bem feito).




FICHA TÉCNICA:
Título Original: Star Trek Into Darkness
Direção: J.J. Abrams
Gênero: Ficção-científica
Distribuidora: Paramount Pictures
Orçamento: US$ 200 milhões
Estreia: 14 de Junho de 2013
Elenco: Leonard Nimoy, Zachary Quinto, Anton Yelchin, Zoe Saldana, Chris Pine, Alice Eve, Benedict Cumberbatch.

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...