Top Five - Guerra do Vietnã

16 de maio de 2013 0 Comente Aqui!

A indústria cinematográfica americana foi invadida, nos anos 1980, por uma enxurrada de filmes sobre a Guerra do Vietnã. Parecia que os Estados Unidos da América estavam finalmente dispostos a encarar a sua participação traumática na (única?) guerra que perderam. Tivemos desde o cômico e sensível Bom Dia, Vietnã até os músculos e testosterona de Rambo II - A Missão. As cinco produções listadas abaixo são os filmes mais aclamados dessa leva.

O Franco Atirador (1978)


Nomeado a nove Oscars (ganhou cinco, incluindo Melhor Filme), O Franco Atirador conta a história de três amigos de uma cidadezinha da Pensilvânia convocados para a Guerra do Vietnã. Lá eles são capturados e forçados a brincar de roleta russa pelos seus algozes vietcongues. Eles eventualmente conseguem escapar do cativeiro, mas nunca mais serão os mesmos...

Apocalypse Now (1979)


Talvez a figura mais marcante da Nova Hollywood, Francis Ford Copolla fez o seu nome com os lendários O Poderoso Chefão I e II, seguido de A Conversação. Depois disso embarcou num projeto extremamente ambicioso: transplantar o clima de loucura e desolamento de Aguirre, a Cólera dos Deuses e Coração das Trevas, de Joseph Conrad, para as selvas do Vietnã e Camboja. O filme sofreu de mil revezes, de Martin Sheen sofrer um ataque cardíaco devido à estresse (com apenas 36 anos!) até as infames monções do Sudeste Asiático varrendo os sets caríssimos do filme. Valeu a pena: foi indicado para sete Oscars (ganhou dois) e foi entronizado como um clássico da sétima arte.

Platoon (1986)


Oliver Stone tem uma perspectiva única dentro dessa lista: ele deve ser o único diretor hollywoodiano a participar diretamente da Guerra de Vietnã. A sua experiência na 25º Pelotão de Infantaria foi a base de Platoon, o primeiro filme de sua "trilogia Vietnã". Platoon foi nomeado para sete Oscars, ganhando quatro, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Nascido Para Matar (1987)


Um filme de Stanley Kubrick era sempre um evento. Nascido Para Matar não foi diferente. Inspirado no livro homônimo de Gustav Hasford, a audiência acompanha desde o duro treino dos futuros soldados até a Ofensiva do Tet, o ataque maciço orquestrado pelos Vietcongues que pegou os Estados Unidos de surpresa. Temperado com o conhecido niilismo Kubrickiano, assistir Nascido Para Matar é uma experiência desconcertante - e muito enriquecedora. 

Nascido em 4 de Julho (1989)


Na segunda parte de sua "trilogia Vietnã" - encerrada com Entre o Céu e a Terra - Oliver Stone fez uma produção tendo por base a autobiografia de Ron Kovic, um veterano paralítico e ativista anti-guerra. O filmou teve oito nomeações ao Oscar, entre elas a primeira de Tom Cruise como Melhor Ator.

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...